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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Maheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira | - |
dc.creator | Maheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-16T18:53:17Z | - |
dc.date.available | 2011-05-16T18:53:17Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 1516-2907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1181 | - |
dc.description | p.89-109 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto de um curso de Mestrado de uma Universidade pública da Bahia, Brasil, cujo objetivo foi analisar a prática pedagógica ali desenvolvida, a partir da percepção dos próprios professores. Após análise da atual conjuntura social e político-econômica brasileira que fizeram emergir os mestrados de natureza profissionalizante, procurou-se identificar os saberes dos docentes acerca da natureza e especificidades do currículo do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento integrado e condutas de avaliação utilizadas. Essa pesquisa emergiu de uma prática de formação continuada instituída no espaço dos ateliers didáticos (espécie de oficinas didáticas); estes espaços serviram para registro dos dilemas profissionais, dúvidas, questionamentos e saberes docentes. Esses registros, realizados ao longo de um ano, serviram de base para o conhecimento pessoal e prática profissional dos docentes. No recorte que fizemos, os saberes docentes (pessoais e profissionais) possuem relevância, vez que são estudados como resultado da reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas. Utilizamonos de abordagem qualitativa de pesquisa e, como método, o estudo de caso. Nessa perspectiva foram realizadas observações da prática docente, assim como entrevistas individuais com os professores, sujeitos do estudo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a busca por uma identidade para o curso em questão – locus da pesquisa – passa necessariamente pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das práticas do seu corpo docente, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Práticas educativas. Ensino de pós-graduação; Formação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente. | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes: um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de pós-graduação | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista da FACED | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | n.12 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
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