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dc.contributor.authorMaheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira-
dc.creatorMaheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira-
dc.date.accessioned2011-05-16T18:53:17Z-
dc.date.available2011-05-16T18:53:17Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1516-2907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1181-
dc.descriptionp.89-109pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto de um curso de Mestrado de uma Universidade pública da Bahia, Brasil, cujo objetivo foi analisar a prática pedagógica ali desenvolvida, a partir da percepção dos próprios professores. Após análise da atual conjuntura social e político-econômica brasileira que fizeram emergir os mestrados de natureza profissionalizante, procurou-se identificar os saberes dos docentes acerca da natureza e especificidades do currículo do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento integrado e condutas de avaliação utilizadas. Essa pesquisa emergiu de uma prática de formação continuada instituída no espaço dos ateliers didáticos (espécie de oficinas didáticas); estes espaços serviram para registro dos dilemas profissionais, dúvidas, questionamentos e saberes docentes. Esses registros, realizados ao longo de um ano, serviram de base para o conhecimento pessoal e prática profissional dos docentes. No recorte que fizemos, os saberes docentes (pessoais e profissionais) possuem relevância, vez que são estudados como resultado da reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas. Utilizamonos de abordagem qualitativa de pesquisa e, como método, o estudo de caso. Nessa perspectiva foram realizadas observações da prática docente, assim como entrevistas individuais com os professores, sujeitos do estudo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a busca por uma identidade para o curso em questão – locus da pesquisa – passa necessariamente pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das práticas do seu corpo docente, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Práticas educativas. Ensino de pós-graduação; Formação docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnsino de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação docente.pt_BR
dc.titleSaberes docentes: um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de pós-graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeRevista da FACEDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numbern.12pt_BR
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