DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11780

Title: Cibercultura e educação física: o virtual na formação de professores
Authors: Ornellas, Bárbara Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Leiro, Augusto César Rios
Keywords: Cibercultura;Educação física;Formação de professores;Cyber culture;Physical education;Graduation of teachers
Issue Date: 2007
Abstract: Trata-se de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA que discute as perspectivas inauguradas pela invasão da cibercultura no cotidiano dos formandos em Educação Física das duas Universidades mais tradicionais da cidade de Salvador, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Católica do Salvador. Esta pesquisa expressa como a internet ganhou relevância na Universidade, pela grande circulação de conhecimentos acadêmicos e pela freqüência dos formandos no ambiente virtual. Além da análise dos currículos dos cursos citados, foram aplicados e apreciados questionários e entrevistas nos quais se indagou aos sujeitos sobre o uso de pesquisas virtuais nos trabalhos acadêmicos, o que os leva a pesquisar na internet e os sites em que eles mais pesquisam. Na internet, conhecimentos e informações são publicados e divulgados, embora ela se mantenha paralela ao desenvolvimento cotidiano do curso de formação. Na atualidade, a cibercultura proporciona mudanças culturais, possibilidades de circulação de todo tipo de produção e acesso à troca de informações instantâneas, pondo à formação do futuro professor o desafio de lidar com o ciberespaço, tão diverso e povoado. Produções sobre o tema “tecnologias contemporâneas e educação” apontam que, apesar de o processo de ensinoaprendizagem não depender da característica on-line, quando este se integra aos acontecimentos do mundo contemporâneo, traz uma promessa de melhoria aos processos de aprendizagem. Neste trabalho, são apresentadas e estudadas novas opções de espaço, tempo e interação para uma nova prática pedagógica e para uma nova produção intelectual, divulgação e compartilhamento de conhecimento, em espaços que vão além dos muros da Universidade. A principal finalidade deste trabalho, portanto, é discutir paradigmas e, assim, propor possíveis contribuições aos desafios dos problemas educacionais da contemporaneidade.
Description: 111 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11780
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao Barbara Ornellas.pdf640.71 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA