Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leiro, Augusto César Rios | - |
dc.contributor.author | Ornellas, Bárbara Santos | - |
dc.creator | Ornellas, Bárbara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T18:03:28Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T18:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11780 | - |
dc.description | 111 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA que discute as perspectivas inauguradas pela invasão da cibercultura no cotidiano dos formandos em Educação Física das duas Universidades mais tradicionais da cidade de Salvador, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Católica do Salvador. Esta pesquisa expressa como a internet ganhou relevância na Universidade, pela grande circulação de conhecimentos acadêmicos e pela freqüência dos formandos no ambiente virtual. Além da análise dos currículos dos cursos citados, foram aplicados e apreciados questionários e entrevistas nos quais se indagou aos sujeitos sobre o uso de pesquisas virtuais nos trabalhos acadêmicos, o que os leva a pesquisar na internet e os sites em que eles mais pesquisam. Na internet, conhecimentos e informações são publicados e divulgados, embora ela se mantenha paralela ao desenvolvimento cotidiano do curso de formação. Na atualidade, a cibercultura proporciona mudanças culturais, possibilidades de circulação de todo tipo de produção e acesso à troca de informações instantâneas, pondo à formação do futuro professor o desafio de lidar com o ciberespaço, tão diverso e povoado. Produções sobre o tema “tecnologias contemporâneas e educação” apontam que, apesar de o processo de ensinoaprendizagem não depender da característica on-line, quando este se integra aos acontecimentos do mundo contemporâneo, traz uma promessa de melhoria aos processos de aprendizagem. Neste trabalho, são apresentadas e estudadas novas opções de espaço, tempo e interação para uma nova prática pedagógica e para uma nova produção intelectual, divulgação e compartilhamento de conhecimento, em espaços que vão além dos muros da Universidade. A principal finalidade deste trabalho, portanto, é discutir paradigmas e, assim, propor possíveis contribuições aos desafios dos problemas educacionais da contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cyber culture | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Graduation of teachers | pt_BR |
dc.title | Cibercultura e educação física: o virtual na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|