Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11042
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Jornal na escola: estratégias de uso para construção de cidadania.
Autor : Bahia, José Péricles Diniz
metadata.dc.creator: Bahia, José Péricles Diniz
Resumen : O tema central da presente dissertação é o jornal na escola, a sua utilização em sala de aula como instrumento de apoio didático, mas principalmente de incentivo à prática da leitura e, por conseqüência, de uma interpretação mais crítica da realidade por parte dos estudantes, favorecendo assim o seu processo de formação para a cidadania. Este estudo de caso parte da premissa de que o jornalismo impresso pode ? e até mesmo deve - ser utilizado como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desde que seus textos e todo seu conteúdo editorial sejam analisados criticamente. Para tanto, foram avaliados os diversos programas de jornal na educação desenvolvidos em todo o Brasil, abordando o uso do periódico impresso em sala de aula como instrumento de incentivo às práticas sociais de letramento. Iniciativas que, se por um lado visam à formação de novos leitores, também investem na consolidação de instrumentos de defesa da liberdade de expressão e uma interpretação mais rica e crítica da realidade. Como na Bahia apenas o jornal A Tarde mantém, desde 1996, um programa intitulado A Tarde na Escola, uma parcela maior dos esforços de pesquisa foi concentrada nesta experiência, na construção de um estudo de caso que permitiu compreender de que maneira experiências como esta têm contribuído para a formação de estudantes que sejam leitores mais criativos e mais críticos em relação ao contexto social em que vivem, desenvolvendo assim os mecanismos necessários à construção da cidadania plena. Com base no levantamento das técnicas e estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores que integram o programa do A Tarde, inclusive comparando-as ao que atualmente é feito por inúmeras outras empresas de comunicação social em todo o território nacional, foi possível construir um referencial com sugestões para corrigir, desenvolver e ampliar a sua atuação desse programa.
Palabras clave : Literacy
Cidadania
Jornal na escola
Leitura
Letramento
Newspaper in the school
Citizen hood
Educação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11042
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jose Pericles Bahia.pdf422,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.