Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10832
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Hip hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formal
Authors: Messias, Ivan dos Santos
metadata.dc.creator: Messias, Ivan dos Santos
Abstract: Esta pesquisa etnográfica intitulada Hip Hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formal objetiva analisar as práticas educacionais do movimento Hip Hop na cidade Salvador, Bahia. Tal pesquisa adota o estudo de caso como metodologia qualitativa, a qual leva em consideração os esforços de grupos culturais para inserir a população pobre e negra na vida pública. A história da educação não-formal mostra quão diferentes são os modos de reunir pessoas em torno da arte como movimento social de educação; mostra os esforços do Hip Hop para conectar poesia, música e informação. Discursos e eventos são analisados, a fim de perseguir o problema desta pesquisa. Moradores de bairros economicamente pobres são ouvidos. Entrevistam-se participantes do referido movimento e crianças que freqüentam as aulas de música rap. Ainda como recurso metodológico, este texto descreve não só as ações pedagógicas do grupo Sistema Nervoso Abalado, estudo de caso, mas também os vários instrumentos de educação de grupos que habitam Salvador. Eles ensinam crianças e adolescentes a se manterem afastados de drogas e da criminalidade. Os argumentos de Stuart Hall são imprescindíveis para analisar a dinâmica das construções identitárias e campos ideológicos nas entranhas do movimento Hip Hop. Ademais, os estudos de Maria Glória Ghon acerca de educação e movimento social fornecem a linha teórica que conduz as reflexões sobre educação não-formal. De maneira que os resultados desta pesquisa mostram que a música rap aqui estudada de fato promove educação nãoformal, produzindo não só textos, rimas e músicas, como também valores, esperança, solidariedade, auto-estima e discussão acerca dos problemas sócio-políticos do bairro, da cidade e do país.
Keywords: Hip hop
Poder
Rap
Educação não-formal
Power
Non-formal education
Música e juventude
Cultura popular juventude
Rap(Música) - Aspectos sociais
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10832
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertação (POSCULTURA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disertacao Ivan Messias.pdf976,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.