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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorConceição, Fernando Costa da-
dc.contributor.authorMessias, Ivan dos Santos-
dc.creatorMessias, Ivan dos Santos-
dc.date.accessioned2013-05-10T20:55:26Z-
dc.date.available2013-05-10T20:55:26Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10832-
dc.description157f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa etnográfica intitulada Hip Hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formal objetiva analisar as práticas educacionais do movimento Hip Hop na cidade Salvador, Bahia. Tal pesquisa adota o estudo de caso como metodologia qualitativa, a qual leva em consideração os esforços de grupos culturais para inserir a população pobre e negra na vida pública. A história da educação não-formal mostra quão diferentes são os modos de reunir pessoas em torno da arte como movimento social de educação; mostra os esforços do Hip Hop para conectar poesia, música e informação. Discursos e eventos são analisados, a fim de perseguir o problema desta pesquisa. Moradores de bairros economicamente pobres são ouvidos. Entrevistam-se participantes do referido movimento e crianças que freqüentam as aulas de música rap. Ainda como recurso metodológico, este texto descreve não só as ações pedagógicas do grupo Sistema Nervoso Abalado, estudo de caso, mas também os vários instrumentos de educação de grupos que habitam Salvador. Eles ensinam crianças e adolescentes a se manterem afastados de drogas e da criminalidade. Os argumentos de Stuart Hall são imprescindíveis para analisar a dinâmica das construções identitárias e campos ideológicos nas entranhas do movimento Hip Hop. Ademais, os estudos de Maria Glória Ghon acerca de educação e movimento social fornecem a linha teórica que conduz as reflexões sobre educação não-formal. De maneira que os resultados desta pesquisa mostram que a música rap aqui estudada de fato promove educação nãoformal, produzindo não só textos, rimas e músicas, como também valores, esperança, solidariedade, auto-estima e discussão acerca dos problemas sócio-políticos do bairro, da cidade e do país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBApt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectMúsica e juventudept_BR
dc.subjectCultura popular juventudept_BR
dc.subjectRap(Música) - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleHip hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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