RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596
|
Title: | Hermenêutica de um currículo: o curso de pedagogia da UFBA. |
Authors: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Marques, Maria Ornélia Silveira |
Keywords: | Complexidade;Interpretação;Formação;Educação;Compreensão;Fenomenológica;Hermenêutica;Pedagogia;Currículo;Multirreferencialidade;Curriculum;Pedagogy;Phenomelogical hermeneutic;Comprehension;Interpretation;Complexity;Mutirreferentiality;Education |
Issue Date: | 2004 |
Abstract: | Este trabalho traz o relato de uma interpretação da proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFBA. O currículo é concebido como fenômeno/processo complexo, o qual se buscou compreender mediante o acompanhamento de sua itinerância/errância com o aporte da hermenêutica fenomenológica. Para realizar a investigação da dinâmica curricular - como um mundo do/no qual emergem os pedagogos - buscando compreender sua complexidade, três grandes fontes de referências foram tomadas para estudo: a visão de estudantes; o referencial institucional-documental, traduzido pela proposta curricular do curso implantada em 1999 e o referencial teórico/metodológico, que busca transitar pela Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, estudos sobre o Currículo, a multirreferencialidade e a complexidade e a Hermenêutica Fenomenológica. A partir de algumas formulações sobre hermenêutica e fenomenologia, para justificar o tratamento hermenêutico conferido à investigação, o texto descreve os percursos da pesquisa, discorre sobre itinerâncias em currículo e, com a participação dos estudantes, traz à discussão temas como: compreensão e autonomia; complexidade e multirreferencialidade no currículo e formação do pedagogo, enfocando a construção de existências como pedagogos. |
Description: | 248 f. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPGE)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|