https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10596
Tipo: | Tese |
Título: | Hermenêutica de um currículo: o curso de pedagogia da UFBA. |
Autor(es): | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
Autor(es): | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
Abstract: | Este trabalho traz o relato de uma interpretação da proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFBA. O currículo é concebido como fenômeno/processo complexo, o qual se buscou compreender mediante o acompanhamento de sua itinerância/errância com o aporte da hermenêutica fenomenológica. Para realizar a investigação da dinâmica curricular - como um mundo do/no qual emergem os pedagogos - buscando compreender sua complexidade, três grandes fontes de referências foram tomadas para estudo: a visão de estudantes; o referencial institucional-documental, traduzido pela proposta curricular do curso implantada em 1999 e o referencial teórico/metodológico, que busca transitar pela Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, estudos sobre o Currículo, a multirreferencialidade e a complexidade e a Hermenêutica Fenomenológica. A partir de algumas formulações sobre hermenêutica e fenomenologia, para justificar o tratamento hermenêutico conferido à investigação, o texto descreve os percursos da pesquisa, discorre sobre itinerâncias em currículo e, com a participação dos estudantes, traz à discussão temas como: compreensão e autonomia; complexidade e multirreferencialidade no currículo e formação do pedagogo, enfocando a construção de existências como pedagogos. |
Palavras-chave: | Complexidade Interpretação Formação Educação Compreensão Fenomenológica Hermenêutica Pedagogia Currículo Multirreferencialidade Curriculum Pedagogy Phenomelogical hermeneutic Comprehension Interpretation Complexity Mutirreferentiality Education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596 |
Data do documento: | 2004 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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