Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia Silveira | - |
dc.contributor.author | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.creator | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T18:42:18Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T18:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596 | - |
dc.description | 248 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz o relato de uma interpretação da proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFBA. O currículo é concebido como fenômeno/processo complexo, o qual se buscou compreender mediante o acompanhamento de sua itinerância/errância com o aporte da hermenêutica fenomenológica. Para realizar a investigação da dinâmica curricular - como um mundo do/no qual emergem os pedagogos - buscando compreender sua complexidade, três grandes fontes de referências foram tomadas para estudo: a visão de estudantes; o referencial institucional-documental, traduzido pela proposta curricular do curso implantada em 1999 e o referencial teórico/metodológico, que busca transitar pela Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, estudos sobre o Currículo, a multirreferencialidade e a complexidade e a Hermenêutica Fenomenológica. A partir de algumas formulações sobre hermenêutica e fenomenologia, para justificar o tratamento hermenêutico conferido à investigação, o texto descreve os percursos da pesquisa, discorre sobre itinerâncias em currículo e, com a participação dos estudantes, traz à discussão temas como: compreensão e autonomia; complexidade e multirreferencialidade no currículo e formação do pedagogo, enfocando a construção de existências como pedagogos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Fenomenológica | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencialidade | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Phenomelogical hermeneutic | pt_BR |
dc.subject | Comprehension | pt_BR |
dc.subject | Interpretation | pt_BR |
dc.subject | Complexity | pt_BR |
dc.subject | Mutirreferentiality | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Hermenêutica de um currículo: o curso de pedagogia da UFBA. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|