Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10450
Tipo: Dissertação
Título: Projetos ecológicos e o desenvolvimento local - estudo de caso do projeto Tamar
Autor(es): Patiri, Victor José de Andrade
Autor(es): Patiri, Victor José de Andrade
Abstract: Esta dissertação é um estudo de caso exploratório que analisa o modus operandi do Projeto TAMAR e suas relações com o desenvolvimento local. Trata-se de um projeto ecológico que vêm sendo realizado, sob um regime híbrido, entre o Estado e o Terceiro Setor, envolvendo respectivamente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis-IBAMA e a Fundação PRÓ-TAMAR. São executadas políticas e atividades consideradas essenciais para a proteção das tartarugas marinhas, em 20 bases operacionais, localizadas em pequenas comunidades litorâneas de 8 estados do Brasil. O Projeto TAMAR, durante seus 20 anos de existência, evoluiu de uma perspectiva stricto sensu ambientalista para outra, superior, socioambiental. A organização experimentou tal evolução operando dentro de uma multiculturalidade, agregando características das diversas culturas locais, realizando ações que promovem a conservação da biodiversidade, imbricadas no respeito às tradições locais – valorização cultural; atividades educacionais e a criação de alternativas econômicas que buscam viabilizar a sustentabilidade das comunidades locais. Este estudo, em primeiro lugar, apresenta uma abordagem sobre as questões ambientais, os paradigmas contemporâneos de desenvolvimento e o princípio da subsidiariedade, base teórica sobre as quais se fundamentaram as premissas da pesquisa. Em seguida, aborda-se a organização TAMAR, desde a sua criação, a gestão integrada e suas transformações organizacionais, relacionando-se as atividades institucionais com a promoção do desenvolvimento local. Além das atividades de conservação das tartarugas marinhas são abordados três outros tipos de ações: os programas educativos, a valorização cultural e as alternativas econômicas sustentáveis. A pesquisa, desenvolvida com fontes primárias e secundárias, indicou que uma das maiores contribuições do Projeto TAMAR é a de fazer com que os gestores das bases operacionais fixem residência nas comunidades, situadas no entorno das atividades institucionais. Tal estratégia aparece como o principal requisito para que outros programas congêneres desenvolvam a capacidade de perceber a realidade de cada local, passo fundamental e inescapável para que uma organização inicie um processo de desenvolvimento local. Evidencia-se que a continuidade das atividades proporcionou o amadurecimento das relações entre a organização objeto deste estudo e as comunidades locais. Foram estabelecidos valores de credibilidade, respeito e laços de confiança entre o Projeto TAMAR e as comunidades inseridas em sua a área de atuação. Em conseqüência, surgiram processos de inclusão social, inicialmente vinculados às ações de conservação das tartarugas marinhas e, em seguida, nos grupos produtivos associados. Em estágio mais avançado, atingiu-se também outros beneficiários indiretos, ligados à prestação de serviços na área do ecoturismo.
Palavras-chave: Meio-Ambiente
Ecodesenvolvimento
Desenvolvimento Local
Organizações Híbridas
Projeto TAMAR
Environment
Eco-development
Local Development
Hybrid Organizations
The TAMAR Project
Editora / Evento / Instituição: Mestrado Profissional em Administração - MPA da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10450
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.