Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10224
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação a distância e outros nós: uma análise das telessalas do telecurso 2000 coordenadas pelo SESI na Bahia
Autor : Picanço, Alessandra de Assis
metadata.dc.creator: Picanço, Alessandra de Assis
Resumen : O ponto de partida desse trabalho foi um mergulho na experiência desenvolvida nas telessalas do Telecurso 2000 coordenadas pelo Serviço Social da Indústria/Departamento Regional da Bahia -SESI/BA. O objeto de estudo estava centrado nas práticas de avaliação no interior de um programa de Educação a Distância (EaD). O intuito era perceber qual o sentido que estava sendo atribuído a essa prática pelos sujeitos nela envolvidos. Além disso, foi observado o modo de organização mais geral da experiência em termos da estrutura de sustentação pedagógica, física, administrativa e política. Tudo isso envolvia, inclusive, a necessária análise sobre as formas de pensamento, os papéis e expectativas construídos no cotidiano das relações entre coordenadores, orientadores de aprendizagem e alunos do programa. O marcante caráter conservador da prática da avaliação nas telessalas evidencia o modelo de educação a distância de massa que é assumido pelo programa, no qual prevalece uma lógica de comunicação vertical, unidirecional, de produção centralizada e disseminação de informações padronizadas e em larga escala. Ao mesmo tempo, os conflitos que emergiam no cotidiano da experiência, especialmente em torno da prática de avaliação, vem traduzindo sinais de esgotamento desse modelo. A interface dessa experiência com as tecnologias da comunicação e informação tornava ainda mais evidente a disposição dos sujeitos para uma nova relação com o conhecimento e com um mundo que está em constante e veloz processo de transformação. Por essa perspectiva, a educação a distância está além de uma forma alternativa para solucionar, rápida e economicamente, os desafios relacionados com a educação. Mas constitui-se um campo no qual novos desafios se apresentam como problemas a serem considerados para a busca de uma compreensão sobre a dinâmica das relações vivenciadas contemporaneamente. Sistematizar essas questões sem a pretensão de esgotá-las e problematizar, ainda mais, esse tema tão relevante atualmente é o desafio assumido neste texto.
Palabras clave : Telessalas
Telecurso 2000
Ensino a distância
Avaliação da aprendizagem
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10224
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Assis Picanco.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.