Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10186
Tipo: Dissertação
Título: Na sala de aula: a criança, sua professora, o ECA e a ideologia
Autor(es): Ribeiro, Isadora Browne Porciuncula de Moraes
Autor(es): Ribeiro, Isadora Browne Porciuncula de Moraes
Abstract: A dissertação propõe uma reflexão sobre as relações entre crianças e suas professoras, na sala de aula da escola fundamental, considerando a concepção de criança do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Apresenta e busca analisar e entender a trajetória histórica e as bases filosóficas e ideológicas dos conceitos de Direitos Humanos e de Infância, da evolução da escola e, nela, da professora, tentando identificar as permanências e transformações que caracterizam a realidade atual. Para finalizar, diante da constatação da força da Ideologia, identifica-se a necessidade de desvelar a natureza das permanências que têm dificultado conceber a criança como sujeito de direito, como o ECA a identifica.
Palavras-chave: Crianças como sujeitos de direitos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Escola fundamental
Ideologia
Adolescent and Child Statute
Elementary school
Ideology
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10186
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.