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dc.contributor.advisorFreitas, Joseania Miranda-
dc.contributor.authorRibeiro, Isadora Browne Porciuncula de Moraes-
dc.creatorRibeiro, Isadora Browne Porciuncula de Moraes-
dc.date.accessioned2013-04-30T18:23:05Z-
dc.date.available2013-04-30T18:23:05Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10186-
dc.description107 f.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação propõe uma reflexão sobre as relações entre crianças e suas professoras, na sala de aula da escola fundamental, considerando a concepção de criança do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Apresenta e busca analisar e entender a trajetória histórica e as bases filosóficas e ideológicas dos conceitos de Direitos Humanos e de Infância, da evolução da escola e, nela, da professora, tentando identificar as permanências e transformações que caracterizam a realidade atual. Para finalizar, diante da constatação da força da Ideologia, identifica-se a necessidade de desvelar a natureza das permanências que têm dificultado conceber a criança como sujeito de direito, como o ECA a identifica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças como sujeitos de direitospt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectEscola fundamentalpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectAdolescent and Child Statutept_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleNa sala de aula: a criança, sua professora, o ECA e a ideologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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