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dc.contributor.advisorFreire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.authorFausto, Cláudia Maria Guanais Aguiar-
dc.creatorFausto, Cláudia Maria Guanais Aguiar-
dc.date.accessioned2013-04-18T12:04:03Z-
dc.date.available2013-04-18T12:04:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9818-
dc.description410 f.:ilpt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os padrões, cromatismos e douramentos na escultura sacra católica baiana, demonstrando as diferentes decorações e ornamentações realizadas pelos santeiros durante os séculos XVIII e XIX. Foram selecionadas quarenta e quatro imagens religiosas para este estudo, utilizando como critério as que tivessem uma pintura com boa qualidade técnica e o mínimo de intervenção possível. A metodologia utilizada na pesquisa foi a analítica sintética, abordando o objeto de estudo através da análise material e técnica, formal e estilística seguida da elaboração dos resultados alcançados. Utilizou-se também uma vasta documentação fotográfica, desenhos e recursos de computação gráfica que permitiram uma melhor visualização do objeto, facilitando desta forma uma análise comparativa. Após estas análises, foram sistematizados, de acordo com as similaridades, três padrões policrômicos. O primeiro, denominado “Padrão Florões” caracteriza-se basicamente por grandes florões dourados centrados por arranjos florais. O segundo, denominado “Padrão Volutas” possui volutas, ramagens alongadas e trifólios e um terceiro denominado “Padrão Florões/Volutas” caracteriza-se pela junção destes dois padrões já mencionados: os florões aparecem conjuntamente com as volutas, ramagens e trifólios. Complementa este estudo a análise da técnica utilizada pelos antigos “encarnadores”, como eram chamados os artistas que pintavam as esculturas religiosas, facilitando, desta maneira, a identificação de sinais elucidativos das questões relevantes da pesquisa. Paralelo à análise do objeto, realizou-se também um breve histórico da escultura sacra católica, desde os seus primórdios, visando fornecer subsídios para a compreensão desta arte no contexto cultural quando foram produzidas. A consulta da documentação primária e da bibliografia deu suporte à pesquisa com a realização de um levantamento dos artistas que esculpiram, pintaram e douraram as imagens nas centúrias estudadas, revelando um pouco de suas identidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscultura religiosapt_BR
dc.subjectimaginária religiosapt_BR
dc.subjectpolicromiapt_BR
dc.subjectpadrões policrômicospt_BR
dc.subjectsanteirospt_BR
dc.subjectimagináriospt_BR
dc.subjectesculturapt_BR
dc.titlePadrões,cromatismos e douramentos na escultura sacra católica baiana nos séculos XVIII e XIXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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