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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freire, Luiz Alberto Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Fausto, Cláudia Maria Guanais Aguiar | - |
dc.creator | Fausto, Cláudia Maria Guanais Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:04:03Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9818 | - |
dc.description | 410 f.:il | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa os padrões, cromatismos e douramentos na escultura sacra católica baiana, demonstrando as diferentes decorações e ornamentações realizadas pelos santeiros durante os séculos XVIII e XIX. Foram selecionadas quarenta e quatro imagens religiosas para este estudo, utilizando como critério as que tivessem uma pintura com boa qualidade técnica e o mínimo de intervenção possível. A metodologia utilizada na pesquisa foi a analítica sintética, abordando o objeto de estudo através da análise material e técnica, formal e estilística seguida da elaboração dos resultados alcançados. Utilizou-se também uma vasta documentação fotográfica, desenhos e recursos de computação gráfica que permitiram uma melhor visualização do objeto, facilitando desta forma uma análise comparativa. Após estas análises, foram sistematizados, de acordo com as similaridades, três padrões policrômicos. O primeiro, denominado “Padrão Florões” caracteriza-se basicamente por grandes florões dourados centrados por arranjos florais. O segundo, denominado “Padrão Volutas” possui volutas, ramagens alongadas e trifólios e um terceiro denominado “Padrão Florões/Volutas” caracteriza-se pela junção destes dois padrões já mencionados: os florões aparecem conjuntamente com as volutas, ramagens e trifólios. Complementa este estudo a análise da técnica utilizada pelos antigos “encarnadores”, como eram chamados os artistas que pintavam as esculturas religiosas, facilitando, desta maneira, a identificação de sinais elucidativos das questões relevantes da pesquisa. Paralelo à análise do objeto, realizou-se também um breve histórico da escultura sacra católica, desde os seus primórdios, visando fornecer subsídios para a compreensão desta arte no contexto cultural quando foram produzidas. A consulta da documentação primária e da bibliografia deu suporte à pesquisa com a realização de um levantamento dos artistas que esculpiram, pintaram e douraram as imagens nas centúrias estudadas, revelando um pouco de suas identidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escultura religiosa | pt_BR |
dc.subject | imaginária religiosa | pt_BR |
dc.subject | policromia | pt_BR |
dc.subject | padrões policrômicos | pt_BR |
dc.subject | santeiros | pt_BR |
dc.subject | imaginários | pt_BR |
dc.subject | escultura | pt_BR |
dc.title | Padrões,cromatismos e douramentos na escultura sacra católica baiana nos séculos XVIII e XIX | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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