Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9616
metadata.dc.type: Tese
Título : Encontro marcado: um trabalho pedagógico com performances teatrais para a discussão das sexualidades em espaços de educação
Autor : Martins, Guaraci da Silva Lopes
metadata.dc.creator: Martins, Guaraci da Silva Lopes
Resumen : A presente pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, vinculada à linha de pesquisa Corpo e(m) Performance. O objeto de estudo se refere a uma metodologia de trabalho com o teatro para abordar questões de sexo, gênero e sexualidade em espaços formais e não formais de educação. Os dados foram coletados durante a minha orientação e supervisão na disciplina de Estágio Supervisionado III no Curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no primeiro semestre de 2008. Esta investigação também envolve docentes atuantes na rede estadual e municipal da educação de Curitiba e regiões metropolitanas. Todos estão interessados em ampliar o seu conhecimento sobre os discursos de saber/poder que permeiam a construção do corpo,discursos estes determinantes nos processos de exclusão e de discriminação social. Participam desta pesquisa algumas pessoas integrantes do Grupo Dignidade, que em sua maioria buscam alternativas de viver o seu gênero e sexualidade para além dos limites estabelecidos pelo sistema de uma heterossexualidade compulsória e naturalizada. As experiências mantidas com os grupos de estagiários, professores e militantes foram relevantes para a produção de um estudo sistematizado com enfoque nos processos de identificação e desidentificação dos corpos.Para o desenvolvimento deste trabalho me utilizo da pesquisa participante com abordagem qualitativa e fundamentada em teorias específicas articuladas aos processos cênico-criativos. Considero o teatro e a performance como áreas de conhecimento que proporcionam a discussão e a vivência sobre variadas questões relativas ao objeto de estudo desta investigação. Nesta perspectiva, podem contribuir de uma forma efetiva em processos de “desnaturalização” dos corpos em direção a uma educação libertária que inclua nela o direito de todos à diferença.
Palabras clave : Performance
Artes cênicas
Pedagogia do Teatro
Gênero
Sexualidade
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9616
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese%20Martins%201%20seg.pdfParte 15,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Martins%202%20seg.pdfParte 24,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Martins-3%20seg.pdfParte 36,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.