Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.contributor.authorGalvão, Ana Maria Dias-
dc.creatorGalvão, Ana Maria Dias-
dc.date.accessioned2013-03-25T20:51:04Z-
dc.date.available2013-03-25T20:51:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9256-
dc.description119 f.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em questão se insere no debate sobre a Educação Profissional. O objetivo deste consiste na análise da implementação do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Eletromecânica, na sua modalidade integrada, tendo como unidade de análise o curso oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no Campus de Simões Filho. Como problema norteador da pesquisa, formulou-se a seguinte pergunta: “Como os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus de Simões Filho, compreendem a formação para o trabalho a partir da análise de sua inserção/atuação no Curso Técnico Integrado de Eletromecânica e quais as consequências e implicações dessas concepções na formatação desse curso?”. Para responder a essa questão, adotou-se primeiramente, um estudo acerca das categorias centrais que sustentam essa discussão, a saber: Trabalho, Educação Profissional, Educação Tecnológica, Integração. Em seguida, procedeu-se com uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, por meio da observação de atividades coletivas e também de coleta de dados envolvendo diretamente os sujeitos envolvidos: os docentes. O trabalho se configura como um estudo de caso e os instrumentos definidos para pesquisa foram: a observação participante, a aplicação de um questionário e a análise documental. É um estudo que analisa o processo de integração entre Educação Básica e Educação Profissional, através do Curso de Eletromecânica e da perspectiva de formação para o trabalho sustentada por seus professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.titleEstudo sobre o curso técnico de nível médio em eletromecânica: perspectivas da formação integradapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Ana Maria Dias Galvão.pdf838,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.