Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras | - |
dc.contributor.author | Galvão, Ana Maria Dias | - |
dc.creator | Galvão, Ana Maria Dias | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-25T20:51:04Z | - |
dc.date.available | 2013-03-25T20:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9256 | - |
dc.description | 119 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo em questão se insere no debate sobre a Educação Profissional. O objetivo deste consiste na análise da implementação do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Eletromecânica, na sua modalidade integrada, tendo como unidade de análise o curso oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no Campus de Simões Filho. Como problema norteador da pesquisa, formulou-se a seguinte pergunta: “Como os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus de Simões Filho, compreendem a formação para o trabalho a partir da análise de sua inserção/atuação no Curso Técnico Integrado de Eletromecânica e quais as consequências e implicações dessas concepções na formatação desse curso?”. Para responder a essa questão, adotou-se primeiramente, um estudo acerca das categorias centrais que sustentam essa discussão, a saber: Trabalho, Educação Profissional, Educação Tecnológica, Integração. Em seguida, procedeu-se com uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, por meio da observação de atividades coletivas e também de coleta de dados envolvendo diretamente os sujeitos envolvidos: os docentes. O trabalho se configura como um estudo de caso e os instrumentos definidos para pesquisa foram: a observação participante, a aplicação de um questionário e a análise documental. É um estudo que analisa o processo de integração entre Educação Básica e Educação Profissional, através do Curso de Eletromecânica e da perspectiva de formação para o trabalho sustentada por seus professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino integrado | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o curso técnico de nível médio em eletromecânica: perspectivas da formação integrada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Ana Maria Dias Galvão.pdf | 838,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.