Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9126
metadata.dc.type: Tese
Title: A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone no Brasil
Authors: Scott Junior, Rowney Archibald
metadata.dc.creator: Scott Junior, Rowney Archibald
Abstract: Este trabalho, baseado numa pesquisa qualitativa e fundamentado em pensamentos e teorias de David Elliott, Keith Swanwick e Zoltán Kodály, investiga e analisa a presença da música brasileira nas trajetórias e atividades artístico-profissionais de 32 saxofonistas atuantes no Brasil, bem como em 12 cursos superiores (bacharelados) de saxofone nesse país. A pesquisa levanta a hipótese de que a música brasileira esteja presente e desempenhe um importante papel nas atividades artísticas e profissionais dos saxofonistas atuantes no país, mas também que o espaço dado à mesma nos cursos superiores não faça juz a tais fatos. Nesse sentido, ao propor repertórios e atividades, este trabalho objetiva fomentar a prática e o estudo da música brasileira nos cursos superiores de saxofone no Brasil. Além disso, ressalta a importância da utilização da música brasileira, em variadas vertentes, na formação artístico-profissional do estudante de saxofone no Brasil e sugere a implementação de medidas pedagógicas e de conteúdo que proporcionem a esse estudante uma formação abrangente, eficiente, pluralista e multicultural.
Keywords: Saxofone no Brasil
Atuação profissional
Formação superior
Repertório
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9126
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese%20Rowney%20Scott%20parte%201%20seg.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open
Tese%20Rowney%20Scott%20parte%202%20seg.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.