Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7843
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise comparativa da competência em informação focada na abordagem digital: o contexto da escola pública e privada da cidade de Salvador
Authors: Santana, Alessandra Barbosa
metadata.dc.creator: Santana, Alessandra Barbosa
Abstract: O presente trabalho trata da investigação conceitual e empírica da competência em informação pautada na abordagem digital. Esta compõe uma pesquisa de mestrado que, através de um estudo de casos múltiplos em um enfoque metodológico do tipo qualitativo e descritivo, objetiva analisar a competência em informação, com foco no acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC, na escola pública e privada da cidade de Salvador. Para alcance do objetivo geral da pesquisa pretende-se: analisar ações das escolas que fomentem a educação voltada para a competência em informação com foco nas TIC; debater o papel da biblioteca escolar na implementação da educação voltada para a competência em informação com foco no uso e acesso às TIC pelos estudantes; analisar o profissional bibliotecário e o professor segundo suas intervenções e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de competências informacionais nos alunos com vistas à interação no mundo digital. Como resultado, a análise do teste aplicado em uma escola pública da cidade de Salvador mostrou atitudes isoladas dos professores na perspectiva de formar cidadãos competentes em informação e a falta de ações do profissional bibliotecário e da instituição biblioteca na perspectiva de promover o desenvolvimento da competência em Informação dos estudantes no ambiente digital.
Keywords: Sociedade da informação
Competência em informação
Tecnologias de informação e comunicação
Internet na escola – ensino médio
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7843
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertação (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra Dissertacao outubro.pdf5,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.