Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villalobos, Ana Paula de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santana, Alessandra Barbosa | - |
dc.creator | Santana, Alessandra Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-13T14:13:33Z | - |
dc.date.available | 2013-01-13T14:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7843 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da investigação conceitual e empírica da competência em
informação pautada na abordagem digital. Esta compõe uma pesquisa de mestrado que,
através de um estudo de casos múltiplos em um enfoque metodológico do tipo qualitativo e
descritivo, objetiva analisar a competência em informação, com foco no acesso e uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC, na escola pública e privada da cidade de
Salvador. Para alcance do objetivo geral da pesquisa pretende-se: analisar ações das escolas
que fomentem a educação voltada para a competência em informação com foco nas TIC;
debater o papel da biblioteca escolar na implementação da educação voltada para a
competência em informação com foco no uso e acesso às TIC pelos estudantes; analisar o
profissional bibliotecário e o professor segundo suas intervenções e atitudes que contribuam
para o desenvolvimento de competências informacionais nos alunos com vistas à interação no
mundo digital. Como resultado, a análise do teste aplicado em uma escola pública da cidade
de Salvador mostrou atitudes isoladas dos professores na perspectiva de formar cidadãos
competentes em informação e a falta de ações do profissional bibliotecário e da instituição
biblioteca na perspectiva de promover o desenvolvimento da competência em Informação dos
estudantes no ambiente digital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Internet na escola – ensino médio | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da competência em informação focada na abordagem digital: o contexto da escola pública e privada da cidade de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI)
|