Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43728
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação para aprendizagem na EPJAI: análise de práticas avaliativas sob uma perspectiva freireana na escola pública da cidade de Candeias-BA
Título(s) alternativo(s): Assessment for learning at EPJAI: an analysis of assessment practices from a Freirean perspective in a public school in the city of Candeias-BA.
Evaluación para el aprendizaje en la EPJAI: un análisis de las prácticas de evaluación desde una perspectiva freireana en una escuela pública de la ciudad de Candeias-BA.
Autor(es): Oliveira, Anita Moreira de
Primeiro Orientador: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Daniela de Jesus
Resumo: A Avaliação para Aprendizagem é o objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso, com enfoque na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), olhando para as práticas avaliativas desenvolvidas em uma escola da cidade de Candeias/BA, à luz da perspectiva freireana. De modo que o objetivo geral deste trabalho foi analisar se as práticas de Avaliação para Aprendizagem desenvolvidas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) nessa escola pública Municipal de Candeias-BA, dialogam com os princípios da pedagogia freireana. Para a construção do trabalho, escolhemos a Pesquisa descritivo-analítica como Metodologia e utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico referente à EPJAI na cidade de Candeias/BA e à Avaliação para Aprendizagem; 2) pesquisa de campo realizada em uma escola que oferta a EPJAI, com questionário impresso destinado à professora atuante nesta Modalidade Educacional. Depois disso, realizamos análise das respostas do questionário alinhando, relacionando e refletindo sobre como essas práticas dialogam com a pedagogia freireana. Uma professora atuante na escola pública, na turma de Alfabetização da EPJAI, respondeu um questionário em que mobilizou conhecimentos acerca de uma Avaliação como ato de acompanhamento e desenvolvimento de práticas avaliativas formativas e emancipadoras, que supera a lógica excludente, tradicional e classificatória do exame. Os resultados da pesquisa sinalizam que as práticas avaliativas desenvolvidas por esta professora dialogam com os princípios da pedagogia freireana porque promovem as aprendizagens, a autonomia, o pensamento crítico e a emancipação das pessoas envolvidas. Como conclusões, percebemos que essas estratégias indicam caminhos para práticas avaliativas comprometidas com a inclusão e a transformação social, em consonância com os preceitos da pedagogia freireana que é amorosa, ética e comprometida com um direito fundamental que é a Aprendizagem.
Abstract: Assessment for Learning is the subject of this Course Completion Project, focusing on the Education of Young People, Adults and the Elderly (EPJAI), looking at the assessment practices developed in a school in the city of Candeias/BA, from a Freirean perspective. Therefore, the general objective of this work was to analyze whether the Assessment for Learning practices developed in the Education of Young People, Adults and the Elderly (EPJAI) in this public municipal school in Candeias-BA, dialogue with the principles of Freirean pedagogy. For the construction of the work, we chose descriptive-analytical research as the methodology and used the following methodological procedures: 1) bibliographic survey referring to EPJAI in the city of Candeias/BA and to Assessment for Learning; 2) Field research conducted in a school that offers EPJAI, with a printed questionnaire intended for the teacher working in this Educational Modality. After that, we analyzed the questionnaire responses, aligning, relating, and reflecting on how these practices dialogue with Freirean pedagogy. A teacher working in a public school, in the Literacy class of EPJAI, answered a questionnaire in which she mobilized knowledge about an Assessment as an act of monitoring and development of formative and emancipatory assessment practices, which overcomes the exclusionary, traditional, and classificatory logic of the exam. The research results indicate that the assessment practices developed by this teacher dialogue with the principles of Freirean pedagogy because they promote learning, autonomy, critical thinking, and the emancipation of the people involved. In conclusion, we realize that these strategies indicate paths for assessment practices committed to inclusion and social transformation, in line with the precepts of Freirean pedagogy, which is loving, ethical, and committed to a fundamental right: Learning.
Palavras-chave: Avaliação para Aprendizagem
Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
Pedagogia freireana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43728
Data do documento: 25-Nov-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Anita_Moreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso. Anita Moreira de Oliveira812,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.