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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43727
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios de uma educação escolar regular para a cultura tradicional dos originários do extremo sul da cidade de São Paulo
Autor(es): Santos, Carlos André Costa dos
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Felipe Milanez
metadata.dc.contributor.referee3: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Resumo: Essa tese foca os indígenas Guarani M'bya do extremo sul da cidade de São Paulo e suas práticas eleitas como formacionais. A pesquisa discute como a educação formal, historicamente, buscou assimilar ou modificar as identidades indígenas, muitas vezes em detrimento de suas práticas e saberes ancestrais. Contudo, o texto revela um dilema contemporâneo dentro da comunidade, onde parte dos indígenas enxerga a escola como uma ferramenta para a manutenção de sua existência enquanto povo, cultura e reivindicação de direitos, enquanto outros a veem como uma ameaça à sua cultura e modo de viver guarani (nhandereko). O trabalho explora as visões conflitantes do grupo originário sobre a "indigeneidade" e a importância do opy (casa de reza) como centro da educação tradicional, contrastando-o com o currículo escolar imposto e a persistência de preconceitos contra esse povo originário.
Abstract: This thesis focuses on the Guarani M'bya Indigenous people of the southernmost part of the city of São Paulo and their chosen educational practices. The research discusses how formal education has historically sought to assimilate or modify Indigenous identities, often to the detriment of their ancestral practices and knowledge. However, the text reveals a contemporary dilemma within the community, where some Indigenous people see school as a tool for maintaining their existence as a people, culture, and rights, while others see it as a threat to their Guarani culture and way of life (nhandereko). The work explores the Indigenous group's conflicting views on "indigeneity" and the importance of the opy (prayer house) as a center of traditional education, contrasting it with the imposed school curriculum and the persistence of prejudices against these Indigenous people.
Palavras-chave: Indigeneidade
Cultura
Diversidade
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43727
Data do documento: 7-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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