Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43726
Tipo: Dissertação
Título: Evasão nos cursos superiores doIFES Campus Aracruz: determinantes e intervenções educacionais
Título(s) alternativo(s): Student attrition in higher education programs at IFES Campus Aracruz: determinants and educational interventions
Autor(es): Zorzal, Richeli Gustavo
Primeiro Orientador: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Silvia Maria Leite de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Leonardo Muniz de
Resumo: O presente projeto de pesquisa investiga a evasão nos cursos superiores do IFES Campus Aracruz, analisando seus determinantes e propondo intervenções educacionais. O objetivo geral consistiu em analisar os índices de evasão nos cursos de graduação do Campus, identificar os principais fatores que influenciam esse fenômeno, descrever o perfil dos estudantes evadidos com base em variáveis socioeconômicas e acadêmicas, examinar os índices de evasão por ciclo entre 2019 e 2022, a partir de dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), e compreender as percepções e dificuldades relatadas por estudantes e servidores da instituição. A metodologia adotou uma abordagem quali-quantitativa. Os dados quantitativos foram coletados na PNP e no Sistema Acadêmico institucional, sendo tratados por meio de estatística descritiva e testes Qui-Quadrado de independência para identificar associações. Já os dados qualitativos foram obtidos por entrevistas semiestruturadas com estudantes e questionários aplicados aos servidores do Campus, analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados quantitativos revelaram taxas de evasão elevadas, frequentemente superiores às médias nacionais, especialmente nos cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre a evasão e variáveis demográficas, como gênero (maior propensão entre homens), município de residência (mais acentuada entre estudantes de localidades distantes), faixa etária (sobretudo entre 19 e 24 anos), etnia (maior entre estudantes pardos e pretos) e tipo de escola de ensino médio (mais elevada entre egressos da rede pública). A análise qualitativa complementou esses achados, evidenciando fatores individuais, institucionais e externos. Concluiu-se que a evasão no IFES Campus Aracruz configura-se como um fenômeno complexo e multifatorial. Com base nesses resultados, elaborou-se um Plano Integrado de Ações para Permanência Estudantil, direcionado ao fortalecimento do acompanhamento pedagógico e da orientação acadêmica, à promoção do vínculo e da integração social dos estudantes e à ampliação da assistência estudantil material, com vistas a mitigar o abandono e favorecer o sucesso acadêmico.
Abstract: This research project investigates student dropout in undergraduate programs at IFES Campus Aracruz, analyzing its determinants and proposing educational interventions. The general objective was to analyze dropout rates in the Campus’s undergraduate courses, identify the main factors influencing this phenomenon, describe the profile of dropouts based on socioeconomic and academic variables, examine dropout rates by cohort between 2019 and 2022 using data from the Nilo Peçanha Platform (PNP), and understand the perceptions and difficulties reported by students and staff. The methodology adopted a mixed qualitative and quantitative approach. Quantitative data were collected from the PNP and the institutional Academic System and analyzed using descriptive statistics and Chi-square independence tests to identify associations. Qualitative data were obtained through semi-structured interviews with students and questionnaires administered to Campus staff, analyzed using content analysis. The quantitative results revealed high dropout rates, often exceeding national averages, particularly in the Industrial Chemistry and Chemistry Teaching Degree programs. Statistically significant associations were identified between dropout and demographic variables such as gender (higher among men), place of residence (more prevalent among students from distant municipalities), age group (especially between 19 and 24 years), ethnicity (higher among Black and Brown students), and type of high school attended (greater among those from public schools). The qualitative analysis complemented these findings by highlighting individual, institutional, and external factors. The study concluded that dropout at IFES Campus Aracruz is a complex and multifactorial phenomenon. Based on these results, an Integrated Plan of Actions for Student Retention was developed, focused on strengthening pedagogical support and academic guidance, promoting students’ social integration and engagement, and expanding material student assistance, with the aim of reducing dropout and fostering academic success.
Palavras-chave: Evasão Escolar
Ensino Superior
Permanência Estudantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43726
Data do documento: 23-Out-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTT - Produção Técnica Tecnológica - Mestrado-Richeli_Zorzal-PPGCLIP.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Projeto de Intervenção - Mestrado - Richeli_Zorzal-PPGCLIP.pdf18,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.