https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43677| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Percepções das/es/os egressas/es/os do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia sobre as ações extensionistas |
| Título(s) alternativo(s): | Perceptions of graduates from the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Health at the Federal University of Bahia regarding extension activities Percepciones de las/os egresadas/os del Bachillerato Interdisciplinario en Salud de la Universidad Federal de Bahía sobre las acciones de extensión universitaria |
| Autor(es): | Ferreira, Vinícius Gabriel Batista |
| Primeiro Orientador: | Ribeiro, Gabriel |
| Segundo Orientador: | Costa, Fabíola Marinho |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Vânia Sampaio |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, David Romão |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Patrícia Petitinga |
| Resumo: | Esta dissertação analisou as percepções de egressas/es/os do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) acerca do papel desempenhado pela extensão universitária em sua formação acadêmica. Com abordagem metodológica quali-quantitativa, a pesquisa utilizou um questionário virtual e entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os componentes livres e, sobretudo, as Atividades Curriculares em Comunidade e em Sociedade (ACCS) se constituíram como os principais espaços de vivência extensionista ao longo do percurso formativo. Entre as contribuições mais expressivas para o desenvolvimento das competências previstas no Projeto Pedagógico do curso, destacaram-se o compromisso ético-político no campo da saúde, o respeito à diversidade cultural e a capacidade de análise crítica de problemas de saúde em níveis individual e coletivo. No que se refere aos objetivos institucionais da extensão na UFBA, sobressaíram o fortalecimento de uma formação ética, crítica e interdisciplinar, bem como a consolidação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ainda que tenham sido apontadas limitações, como a curta duração das experiências, a sobrecarga de demandas, a fragilidade no acompanhamento pedagógico e as tensões decorrentes da articulação entre a proposta formativa do curso e os critérios meritocráticos de progressão curricular, as atividades extensionistas foram reconhecidas por seu potencial formativo, tanto no plano acadêmico quanto no ético e social, consolidando-se como eixo estruturante na trajetória dos sujeitos formados e das comunidades. Para pesquisas futuras, recomenda-se a realização de estudos longitudinais que acompanhem os efeitos da extensão desde o ingresso na graduação até a inserção profissional, além do incentivo à ampliação da participação discente na concepção, desenvolvimento e avaliação das práticas extensionistas. |
| Abstract: | This dissertation explored the perceptions of graduates from the Interdisciplinary Bachelor’s Degree in Health (BIS) at the Federal University of Bahia (UFBA) about the role of university extension in their academic education. The study used a mixed-methods approach, combining an online questionnaire and semi-structured interviews. Data were analyzed using content analysis. The results showed that elective components and especially the Curricular Activities in Community and Society (ACCS) were the main spaces where students engaged in extension activities during their academic journey. The most significant contributions to the development of competencies included in the program’s Pedagogical Project were the ethical and political commitment to health, respect for cultural diversity, and the ability to critically understand health problems at individual and collective levels. Regarding UFBA’s institutional goals for extension, the findings highlighted the importance of promoting ethical, critical, and interdisciplinary education, and reinforcing the integration of teaching, research, and extension. Despite some challenges—such as the short duration of activities, student overload, lack of consistent guidance, and tensions between the course’s formative goals and the merit-based structure of curricular progression—extension experiences were seen as highly valuable. They supported academic, ethical, and social growth, and played a central role in students’ training and their connection with communities. Future research should consider longitudinal studies to follow the long-term impact of extension from the beginning of undergraduate education through professional life. It is also important to encourage stronger student participation in the planning, execution, and evaluation of extension activities. |
| Palavras-chave: | Extensão universitária Percepção discente Interdisciplinaridade Ensino superior - Aspectos sociais Estudantes - Extensão universitária Extensão universitária Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Universidade Federal da Bahia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) |
| Citação: | FERREIRA, V.G.B. Percepções das/es/os Egressas/Es/Os do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia sobre as Ações Extensionistas. 2025. 109 p., il. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43677 |
| Data do documento: | 25-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Vinícius Ferreira. DISSERTAÇÃO_Mestrado..pdf Until 2027-12-01 | Dissertação de Mestrado, Vinícius Ferreira | 799,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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