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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43597
Tipo: Dissertação
Título: A Câmera em mim: danças de mulheres que se autorretratam
Título(s) alternativo(s): The camera within Me: dances of women who portray themselves
Autor(es): Benítez, Ana Paula da Silva
Primeiro Orientador: Misi, Mirella de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Misi, Mirella de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos, Dorotea Souza
Resumo: A presente pesquisa propõe investigar mulheres que registram suas questões na relação entre dançarina e câmera no autorretrato feminino. Partindo da pergunta, como acontece a criação de imagens das mulheres que auto retratam suas individualidades na relação entre dançarina e câmera? Justifico que a pesquisa se faz necessária pela importância de questionar a presença feminina em mais registros acadêmicos e destacar mulheres no cenário artístico. O desejo nessa trabalho surge do interesse de unir minhas duas áreas de formação, o Cinema e a Dança, com estudo historiográfico, feminista, autobiográfico, guiado pela prática artística (Fernandes, 2014) e (Scialom; Fernandes, 2022) com trabalhos em fotoperformances e videodanças. O capítulo que inicia o texto apresenta as primeiras imagens dançantes com as pinturas rupestres. (Marques, 2013). Em seguida, revelo que os movimentos dançantes são construídos a partir de uma conexão entre o corpo e a memória (Vianna, 2021). Exponho as pioneiras artistas, como Catharina Van Hemessen (1548), primeira mulher que se autorretratou já enfrentando o meio machista das Artes, juntamente com Sofonisba Anguissola (1555) e Anna Waser (1691); Frida Kahlo, que imprimia suas memórias nos autorretratos; Tarsila do Amaral com o célebre, Abaporu (1928). Para discutir o apagamento e a exploração aos corpos femininos nas Artes, destaco Analívia Cordeiro com o videoarte, M3X3 (1973), primeira brasileira a unir a dança com o digital fazendo uso do computador; Mulheres do Cinema, da Dança e da Fotografia como, Alice Guy-Blaché, Adélia Sampaio, Maya Deren, Celina Portella, Danny Bittencourt e Francesca Woodman; bem como, as artistas pesquisadoras, Daniela Guimarães, Dorotea Bastos, Ludmila Pimentel, Mirella Misi, Adriana Bittencourt Machado e Ciane Fernandes. Serão discutidos conceitos como CorpoImagem (Pimentel; Bittencourt, 2019) e (Bastos; Pimentel, 2021); Fotocoreografia (Mundim, 2021); Autofotografia (Savioli, 2022) dentre outros. Por fim, revelo como finalizo minhas imagens a partir da edição coreográfica com efeitos de sobreposição e rastros de movimentos, e como se dá a relação entre dançarina e câmera para criar as imagens do autorretrato feminino.
Abstract: This research proposes to investigate women who record their issues in the relationship between dancer and camera in female self-portraits. Starting from the question, how does the creation of images of women who self-portray their individualities in the relationship between dancer and camera happen? I justify that the research is necessary due to the importance of questioning the female presence in more academic records and highlighting women in the artistic scene. The desire for this work arises from my interest in combining my two areas of training, Cinema and Dance, with historiographical, feminist, and autobiographical studies, guided by artistic practice (Fernandes, 2014) and (Scialom; Fernandes, 2022) with works in photo performances and video dances. The chapter that begins the text presents the first dancing images with cave paintings. (Marques, 2013). I then reveal that dance movements are constructed from a connection between the body and memory (Vianna, 2021). I show the pioneering women artists, such as Catharina Van Hemessen (1548), the first woman to do a self-portrait, already facing the macho milieu of the arts, along with Sofonisba Anguissola (1555) and Anna Waser (1691); Frida Kahlo, who imprinted her memories on her self-portraits; Tarsila do Amaral with her famous Abaporu (1928). To discuss the erasure and exploitation of women's bodies in the arts, I highlight Analívia Cordeiro with her video art, M3X3 (1973), the first Brazilian woman to combine dance and digital art using a computer; women in cinema, dance and photography such as Alice Guy-Blaché, Adélia Sampaio, Maya Deren, Celina Portella, Danny Bittencourt and Francesca Woodman; as well as research artists Daniela Guimarães, Dorotea Bastos, Ludmila Pimentel, Mirella Misi, Adriana Bittencourt Machado and Ciane Fernandes. Concepts such as BodyImage (Pimentel; Bittencourt, 2019) and (Bastos; Pimentel, 2021); Photochoreography (Mundim, 2021); Self-Photography (Savioli, 2022), among others, will be discussed. Finally, I reveal how I finalize my images using choreographic editing with overlapping effects and movement trails, and how the relationship between dancer and camera takes place to create the images of the female self-portrait.
Palavras-chave: Dança
Autorretrato feminino
Mulheres no Cinema
Fotoperformance
Videodança
Arte e cinema
Arte e fotografia
Dança na arte
Performance (Arte)
Mulheres no cinema
Autorretratos
Fotoperformance
Videodança
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43597
Data do documento: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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