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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43574
Tipo: Dissertação
Título: Ingresso e acessibilidade de estudantes com deficiência no processo seletivo de cursos técnicos integrados do IFES, campus São Mateus
Autor(es): Santos, Gildevânia de Faria Porcino
Primeiro Orientador: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee3: Colombro, Láis Perpétuo
Resumo: A presente pesquisa aborda o direito à acessibilidade no processo seletivo de discentes no Instituto Federal do Espírito Santo, com foco nas pessoas com deficiência, destacando sua importância para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades na educação. O estudo insere-se no contexto teórico da educação inclusiva, acessibilidade e tecnologia assistiva. Para alcançar os objetivos pretendidos, foi realizado um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e de rodas de conversas com estudantes com deficiência e servidores técnico-administrativos, direta ou indiretamente, envolvidos com as etapas do processo seletivo. Os dados foram analisados de acordo com técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Dentre os principais resultados, foi possível identificar que ainda há uma necessidade de maior propagação do conceito de acessibilidade, em todas as suas dimensões, entre os participantes, e, em especial, entre os estudantes. O estudo demonstrou, ainda, que existem algumas barreiras que dificultam o acesso dos candidatos com deficiência de de forma autônoma e independente. Por esta razão, como proposta interventiva, sugeriu-se a criação de vídeos curtos, com linguagem simples e recursos de acessibilidade, contendo informações sobre o processo seletivo, como forma de complementação e elucidação dos editais.
Abstract: This research addresses the right to accessibility in the student selection process at the Federal Institute of Espírito Santo, with a focus on people with disabilities, highlighting its importance in promoting inclusion and equal opportunities in education. The study is situated within the theoretical framework of inclusive education, accessibility, and assistive technology. To achieve the proposed objectives, a case study was conducted using a qualitative approach, with data collected through a literature review and discussion circles with students with disabilities and administrative staff who were directly or indirectly involved in the stages of the selection process. The data were analyzed using the Content Analysis technique, as proposed by Bardin (2011). Among the main findings, it was identified that there is still a need to broaden the understanding of the concept of accessibility, in all its dimensions, among the participants—particularly the students. The study also revealed that some barriers hinder candidates with disabilities from accessing the selection process autonomously and independently. As an intervention proposal, the creation of short videos using simple language and accessibility resources was suggested, aiming to complement and clarify the information provided in the public notices.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Processo seletivo
Curso técnico integrado
Acessibilidade e tecnologia assistiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43574
Data do documento: 28-Ago-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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