https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43570| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A escuta de crianças e seus possíveis ecos na proposta pedagógica e curricular da Educação Infantil de uma instituição pública de Salvador – BA. |
| Título(s) alternativo(s): | Listening to children and their possible echoes in pedagogical and curricular proposal of early childhood education in a public institution in Salvador - BA. |
| Autor(es): | Chaves, Maiza Maciel |
| Primeiro Orientador: | Santos, Marlene Oliveira dos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Marlene Oliveira dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Miranda, Helga Porto |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
| Resumo: | Este Projeto de Intervenção, intitulado A escuta de crianças e seus possíveis ecos na proposta pedagógica e curricular da Educação Infantil de uma instituição pública de Salvador - BA, foi elaborado como trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia. Seguindo pressupostos das pedagogias participativas (Gandini, 2016; Oliveira-Formosinho, 2007; Ribeiro, 2022; Rinaldi, 2014), entendendo a escuta como direito e como ato político pedagógico (Freire, 2022; Santos, 2022), e a criança como cidadã de direitos, ativa, e produtora de cultura (Corsaro, 2011), a pesquisa buscou escutar crianças para compreender suas percepções sobre a escola e a escuta nesse ambiente, analisando como suas vozes podem produzir repercussões na proposta pedagógica e curricular de uma instituição pública de Educação infantil. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa participante, de natureza interventiva e abordagem qualitativa. A partir de metodologia própria, inspirada nos valores Afro-brasileiros (Trindade, 2005; 2010), a pesquisadora desenvolveu cirandas investigativas, que tiveram como principais instrumentos metodológicos a roda de conversa e o desenho. Participaram da pesquisa 41 crianças matriculadas na pré-escola de uma instituição pública de Educação Infantil em Salvador - BA. Ao longo do percurso investigativo, em encontros coletivos e individuais, as crianças falaram e fizeram desenhos demonstrando suas percepções sobre a escola, as experiências que desejam vivenciar e como percebem a escuta nesse espaço. A análise dos dados revelou que as crianças possuem opiniões claras sobre a escola que têm e a escola que desejam, pois suas narrativas abordaram aspectos diversos quanto ao funcionamento dos espaços escolares. Ao falarem sobre a escola que desejam e como compreendem a escuta nesse espaço, as crianças versaram sobre materialidade, infraestrutura, currículo, relações e experiências, expressando desejos, sentimentos e ideias de forma consciente e com criticidade. Suas narrativas revelaram a necessidade de que as propostas pedagógicas e curriculares sejam dinâmicas, diversas, versáteis, dialógicas e participativas para oportunizar experiências contextualizadas e realmente significativas em um ambiente lúdico, seguro e afetuoso. Conclui-se que é importante considerar a escuta como um direito, mas também como forma de acolher e como um ato político-pedagógico de grande relevância para promover e garantir a participação ativa das crianças no mundo, também na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e significativo, ressaltando que as vozes infantis podem e devem gerar ecos que reverberam na proposta pedagógica e curricular, promovendo mudanças e melhorias na qualidade da Educação Infantil. |
| Abstract: | This Intervention Project, entitled Listening to children and its possible echoes in pedagogical and curricular proposal of early childhood education at a public institution in Salvador – BA, was prepared as a final course work for the Professional Master’s Degree in Education at Federal University of Bahia. Following the assumptions of participatory pedagogies (Gandini, 2016; Oliveira-Formosinho, 2007; Ribeiro, 2022; Rinaldi, 2014), understanding listening as a right and as a political pedagogical act (Freire, 2022; Santos, 2022), and the child as an active citizen with rights and a producer of culture (Corsaro, 2011), the research sought to listen to children to understand their perceptions about school and listening in this environment, analyzing how their voices can produce repercussions on pedagogical and curricular proposal of a public early childhood education institution. Thereunto, a participatory research study was conducted with interventional nature and a qualitative approach. Using her own methodology and inspired by Afro-Brazilian values (Trindade, 2005; 2010), the researcher developed investigative circles whose main methodological instruments were conversation circles and drawing. The research involved 41 children enrolled in a preschool at a public early childhood education institution in Salvador, Bahia. Throughout the investigative process, in collective and individual meetings, children spoke and drew pictures demonstrating their perceptions about the school, the experiences they want to have, and how they perceive listening in this space. Data analyses revealed that children have clear opinions about the school they have and the one they want, as their narratives addressed different aspects regarding the school spaces functioning. When talking about the school they want and how they understand listening in this space, children have discussed materiality, infrastructure, curriculum, relationships and experiences, expressing desires, feelings, and ideas consciously and critically. Their narratives revealed the need for pedagogical and curricular proposals to be dynamic, diverse, versatile, dialogic and participatory to provide contextualized and truly meaningful experiences in a playful, safe and affectionate environment. It is concluded that it is important to consider listening as a right, but also as a way of welcoming and as a political pedagogical act of great relevance to promote and guarantee the active participation of children in the world, and also in the construction of a more welcoming and meaningful school environment, emphasizing that children’s voices can and should generate echoes that reverberate in pedagogical and curricular proposal, promoting changes and improvements in the quality of early childhood education. |
| Palavras-chave: | Criança Escuta Currículo Participação Educação Infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43570 |
| Data do documento: | 13-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maiza_PI - repositório.pdf | PROJETO DE INTERVENÇÃO- TEXTO DISSERTATIVO | 10,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Maiza_PTT - repositorio.pdf | PRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICA | 696,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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