Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43533
Tipo: Outros
Título: Iroko: protótipo de conteúdos livre e educação no Parque São Bartolomeu
Autor(es): Cruz, Ana Cristina Gonçalves da
Resumo: Esta pesquisa interventiva propõe a construção colaborativa de um protótipo denominado Iroko, voltado à produção de conteúdos digitais abertos sobre o Parque São Bartolomeu (PSB), localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA. O estudo parte da problemática da invisibilidade histórica, ambiental e cultural do PSB, associada à lacuna de práticas educativas que integrem tecnologias digitais e valorizem a identidade local. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, com dispositivos como rodas de conversa, diários de campo, visitas guiadas e oficinas de produção multimídia, envolvendo estudantes, professores e comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Rogério de Souza (CELRS). O protótipo visa criar um banco de dados com licenças livres, abrigando imagens, vídeos, áudios e registros de realidade aumentada, além de promover o protagonismo estudantil na preservação da memória do parque. Os resultados evidenciam a necessidade de resgatar narrativas sobre o PSB como espaço de resistência negra, sagrado e ambiental, confrontando discursos hegemônicos que o associam à violência. Conclui-se que a filosofia hacker e as tecnologias abertas fortalecem práticas educativas críticas, contribuindo para a formação cidadã e a reconfiguração do currículo escolar em diálogo com o território.
Abstract: This interventional research proposes the collaborative construction of a prototype called Iroko, aimed at producing open digital content about Parque São Bartolomeu (PSB), located in the Railway Suburb of Salvador-BA. The study starts from the problem of the historical, environmental and cultural invisibility of the PSB, associated with the gap in educational practices that integrate digital technologies and value local identity. Methodologically, a qualitative approach is adopted, with devices such as conversation circles, field diaries, guided visits and multimedia production workshops, involving students, teachers and the school community at Colégio Estadual Luís Rogério de Souza (CELRS). The prototype aims to create a database with free licenses, housing images, videos, audios and augmented reality records, in addition to promoting student leadership in preserving the park's memory. The results highlight the need to rescue narratives about the PSB as a space of black, sacred and environmental resistance, confronting hegemonic discourses that associate it with violence. It is concluded that the hacker philosophy and open technologies strengthen critical educational practices, contributing to citizenship formation and the reconfiguration of the school curriculum in dialogue with the territory.
Palavras-chave: Educação
Tecnologias Digitais
Parque São Bartolomeu
Protótipo
Cultura Livre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43533
Data do documento: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTT IROKO.pdfProdução Técnica-Tecnológica (PTT)1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.