https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43527| Tipo: | Tese |
| Título: | Cartagrafias docentes em tempos de pandemia da Covid-19 |
| Título(s) alternativo(s): | Teaching cartographies in times of the Covid-19 pandemic |
| Autor(es): | Silva, Islana de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Raic, Daniele Farias Freire |
| metadata.dc.contributor.referee1: | SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Raic, Daniele Farias Freire |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Ana Lúcia Gomes da |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Santos Junior, Julio Bispo dos |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Sitja, Liége Maria Queiroz |
| Resumo: | Esta tese apresenta um estudo que versa sobre a docência nos tempos da pandemia da COVID-19, situado no âmbito da educação básica da rede pública municipal de Salvador, Bahia. Compreende-se que as paisagens pandêmicas compuseram um contexto dramático no exercício docente, potencializando movimentos de atualização de professoralidades, entendidas como maneiras de serpensaragir docentes, tramadas por cada professor/a e implicadas em dinâmicas de formação e de produção de diferenças ao longo da itinerância profissional. A tecitura conceitual-metodológica foi delineada em expressão de cartagrafia, derivada da conexão entre o gênero epistolar e a cartografia de inspiração deleuzeguattariana, entre outros autores. A cartagrafia dinamiza a trama de escrita da tese, dando corpo às formulações que transitam por uma pluralidade de olhares e atravessam distintas referências em reflexões e discussões sobre a pandemia, a docência, a formação em exercício de professores e as atualizações de professoralidades. Ao mesmo tempo, engendra uma perspectiva de pesquisa implicada que se propõe a constituir encontros e a construir em parceria, acolhendo e dando visibilidade a diferentes gestos de escrita e narratividade. Nesse percurso, acionou-se o uso de cartas como um dispositivo rizomático, propiciador do encontro com as professoras colaboradoras/intercessoras da pesquisa e da produção de cartas-mapas que traçaram coordenadas instituintes do processo investigativo. O estudo aponta para a emergência de campos de forças constituídos por linhas-fluxos e dinamismos espaço-temporais que configuraram cenários pandêmicos e suscitaram um (re)inventar-se na/da docência. Evidencia, assim, a dimensão formativa imbricada no exercício profissional, em que se experimentam, se experienciam e se atualizam diferenças de si, referências heterogêneas e expressões docentes singulares e plurais. |
| Abstract: | This thesis presents a study on teaching during the COVID-19 pandemic, within the context of basic education in the municipal public school system of Salvador, Bahia. It comprehend that the pandemic scenario created a dramatic context for teaching practice, potentiating movements of updating professors, which refer to the teaching ways of being-thinking-acting made by the teacher that result in training dynamics and production of self-differences in the throughout their professional trajectory. The conceptual-methodological framework was delineated through the expression of cartagraphy, derived from the connection between the epistolary genre and Deleuze-Guattarian-inspired cartography, among other authors. Cartagraphy dynamizes the writing of the thesis, embodying formulations that encompass a plurality of visions and cross different references in reflections and discussions about the pandemic, teaching, teacher training, and professional development. At the same time, it engenders an implicated research perspective that aims to constitute encounters and build in partnership, welcoming and giving visibility to different gestures of writing and narrativity. In this way, the use of letters as a rhizomatic device was triggered, facilitating encounters with collaborating/intervening teachers in the research and the production of maps that traced the founders coordinates of the investigative process. The study points to the emergence of force fields constituted by spatio-temporal flows and dynamics that configured pandemic scenarios and gave rise to a (re)invention in/of teaching. It thus highlights the formative dimension embedded in professional practice, in which differences in oneself, heterogeneous references, and singular and plural teaching expressions are experienced, experimented with, and updated. |
| Palavras-chave: | Docência Professoralidades Formação de professores Pandemia da COVID-19 |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43527 |
| Data do documento: | 14-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| TESE_ISLANA.pdf | Tese | 8,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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