Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Jamile Ceci dos Santos-
dc.date.accessioned2025-11-25T13:37:36Z-
dc.date.available2025-11-06-
dc.date.available2025-11-25T13:37:36Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationROCHA, Jamile Ceci dos Santos. Geometria e as Ilusões: uma proposta interdisciplinar nas aulas de matemática. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43526-
dc.description.abstractIn the school context, in order to foster students’ interest in mathematical knowledge, many teachers revisit pedagogical planning and teaching practices, diversify instructional methodologies, and propose interdisciplinary didactic sequences. The objective of this study, therefore, is to present a didactic sequence on geometric transformations through experimentation and the construction of illusion models with a group of first-year high school students from the State Public School System. This is a qualitative research study based on the theoretical principles of didactic sequences as proposed by Antoni Zabala (1998). The structured activities are divided into three independent modules, each based on a proposed visual illusion—namely, the Ames Room, Moiré Patterns, and Cylindrical Anamorphosis—addressing, respectively, the concepts of homothety, translation, and rotation of geometric figures. Methodological aspects include the development of a lesson plan and the administration of a post-lesson questionnaire. The Content Analysis technique is used to identify students’ interests or resistance regarding the proposed methodologies, such as experimentation, use of concrete materials, digital technologies, and interdisciplinarity. As results, illusion models were constructed using GeoGebra and Anamorph Me! software, as well as recyclable materials. The didactic sequence is validated based on theoretical foundations, implementation in practice, records of student activities, and student assessments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransformações geométricaspt_BR
dc.subjectSala de Amespt_BR
dc.subjectPadrões moirépt_BR
dc.subjectAnamorfose cilı́ndricapt_BR
dc.subject.otherGeometric transformationspt_BR
dc.subject.otherAmes Roompt_BR
dc.subject.otherMoiré patternspt_BR
dc.subject.otherCylindrical anamorphosispt_BR
dc.titleGeometria e as ilusões: uma proposta interdisciplinar nas aulas de matemática.pt_BR
dc.title.alternativeGeometry and illusions: an interdisciplinary approach in mathematics classes.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1Gonzalez-Marin, Juan Andres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700360027650187pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzalez-Marin, Juan Andres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700360027650187pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6330-9847pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.contributor.referee3Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8262-0486pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1258349042931159pt_BR
dc.description.resumoNo contexto escolar, para estimular o interesse dos estudantes pelos conhecimentos matemáticos, muitos professores revisitam o planejamento pedagógico e a prática docente, diversificam as metodologias de ensino e propõem sequências didáticas interdisciplinares. O objetivo desse trabalho, portanto, é apresentar uma sequência didática sobre as transformações geométricas por meio da experimentação e construção de modelos de ilusão com um grupo de alunos da 1ª Série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual. A pesquisa é qualitativa com base nos aspectos teóricos sobre sequência didática desenvolvidos por Antoni Zabala (1998). As atividades ordenadas são divididas em três blocos independentes com base na ilusão visual proposta, a saber, Sala de Ames, Padrões moiré e Anamorfose cilı́ndrica, abordando, respectivamente, os conceitos de homotetia, translação e rotação de figuras geométricas. Os aspectos metodológicos incluem a elaboração de um plano de aula e a aplicação de um questionário pós-aulas. Utiliza-se a técnica Análise de Conteúdo para verificar os interesses ou resistências dos estudantes em relação às metodologias propostas, como experimentações, materiais concretos, tecnologias digitais e interdisciplinaridade. Como resultados, a construção dos modelos de ilusão por meio dos softwares GeoGebra e Anamorph Me!, além de materiais recicláveis. E valida-se a sequência didática com base nos aspectos teóricos, na aplicação, nos registros das atividades e na avaliação dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesALVES, Claudia Maria. O estudo da simetria através da arte de Maurits Cornelis Escher. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Rio de Janeiro, 2014. AMIDROR, Isaac. The theory of the Moiré phenomenon. 2 ed. London: Springer, 2009. (Volume I: Periodic Layers) ARAGÃO FILHO, Osvaldo. Materiais didáticos (MD) como recursos didáticos em um laboratório de ensino de matemática (LEM). In: MÜLLER, Gessilda; HETKOWSKI, Tânia; PINHEIRO, Gerusa (Org.). Estratégias de ensino da matemática: entrelaçando saberes para a educação básica. Salvador: EDUNEB, 2017. p. 277-294. ARAÚJO, António. A Geometria (Descritiva) na anamorfose e das perspectivas curvilı́neas. Workshop “Matemática e Arte”. Évora: 2017. p. 101 - 108. ___. Topologia, anamorfose, e o bestiário das perspectivas curvilı́neas. In: DIAS, Fernando (coord). Convocarte nº2 arte e geometria: teorias, aplicações e derivações. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2016. p. 51 - 69. ___. Anamorphosis reformed: from optical ilusions to immersive perspectives. In: SRIRAMAN, Bharath (ed.). Handbook of the mathematics of the arts and sciences. Switzerland: Springer, 2021. p. 175 - 242. BALDO, Marcus Vinı́cius; HADDAD, Hamilton. Ilusões: o olho mágico da percepção. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25 (Supl. II), 2003, p. 6-11. BARBOSA, João Lucas. Geometria euclidiana plana. 8 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2005. (Coleção do Professor de Matemática) BOBKO, Nara; ROCHA, Laı́s. Tutorial virtual de GeoGebra: criação de um recurso educacional aberto dinâmico e interativo. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 13, n. 2, 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brası́lia: MEC, 2018. ___. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio + (PCN+): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brası́lia: MEC, 2002. BRIGNONI, Pol. Didáctica con anamorfismo cilı́ndricos. 2020. 62 f. Treball final de grau (Grau de Matemàtiques) - Universitat de Barcelona, Barcelona, 2020. CANELLA, Andrea. Matemática, tecnologia e arte: uma proposta de ensino de isometrias para a educação básica. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifı́cia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Rio de Janeiro, 2021. CARVALHO, Paulo Cezar. Introdução à Geometria Espacial. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2005. (Coleção do Professor de Matemática) CRANNELL, Annalisa. Looking through the glass. In: SRIRAMAN, Bharath (ed.). Handbook of the mathematics of the arts and sciences. Switzerland: Springer, 2021. p. 79 - 103. GARCIA, Ana Luiza; HALMENSCHLAGER, Karine; BRICK, Elizandro. Desinteresse escolar: um estudo sobre o tema a partir de teses e dissertações. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuı́, n.114, 2021. GONÇALVES, Tiago. Uma introdução à Geometria Projetiva para o ensino fundamental. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Rio Grande, 2013. HEFEZ, Abramo. Uma introdução a história da Geometria Projetiva. Vitória, Sociedade Brasileira de Matemática, 1985. IAVORSKI, Claudio. Anamorfose: uma arte no ensino de matemática e sua aplicação em atividades interdisciplinares. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Curitiba, 2014. IBGEeduca. Você sabe o que é anamorfose?. [s.d.]. Disponı́vel em: <https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html>. Acesso em: 4 maio 2025. Instituto GeoGebra de São Paulo. Sobre o GeoGebra. São Paulo, [20–]. Disponı́vel em: <https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html>. Acesso em: 2 maio 2025. KENT, Phillip. Art of anamorphosis: software. [S.l.], 2020. Disponı́vel em: <https://www.anamorphosis.com/software.html>. Acesso em: 2 maio 2025. LANNERS, Edi. O livro de ouro das ilusões. Tradução Maria Madalena Teixeira. Ediouro, 1982. Tradução de: Illusionen. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloı́sa Monteiro, Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999. LIMA, Elon. Isometrias. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1996. (Coleção do Professor de Matemática) ___. Coordenadas no plano com as soluções dos exercı́cios. Paulo Cezar P. Carvalho (colaborador). Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2002. (Coleção do Professor de Matemática) LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In:___(Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 3-37. (Coleção formação de professores) MANETTA, Marco. Anamorfose cilı́ndrica, [S.l.], 2017. Disponı́vel em: <https://www.geogebra.org/m/NutDxCTY>. Acesso em: 2 maio 2025. MEDEIROS, Alexandre. A história e a Fı́sica do fantasma de Pepper. Caderno Brasileiro de Ensino de Fı́sica, Santa Catarina, v. 23, n. 3, p. 329-344, dez. 2006. MENTRARD, Daniel. Scananimation,[S.l.], 2024. Disponı́vel em: <http://dmentrard.free.fr/GEOGEBRA/Maths/geogebrclassic/ScanimatMD.html>. Acesso em: 2 maio 2025. ___. Cylindrical perspective and anamorphism, [S.l.], 2020. Disponı́vel em: <https://www.geogebra.org/m/m8zthjbk>. Acesso em: 2 maio 2025. MMACA. Habitació d’Ames. [s.d.]. Disponı́vel em: <https://mmaca.cat/docs/moduls/habitacio-ames/ames.pdf>. Acesso em: 4 maio 2025. MUNIZ NETO, Antonio Caminha. Geometria. SBM, 2013. (Coleção PROFMAT) NOLLA, Ramon; MASIP, Ramon. Habitació d’Ames: esborrany d’ apunt. Departament de Matemàtiques. IES Pons s’Icart, 2016. OPENAI. ChatGPT. Resposta à consulta sobre análise de tensões o uso do padrão moiré na anti-falsificação de documentos. Disponı́vel em: <https://www.openai.com/chatgpt>. Acesso em: 26 out. 2024. PARISOTO, Mara Fernanda; HILGER, Thais Rafaela. Investigação da aprendizagem de conceitos de óptica utilizando ilusões para turmas de pré-vestibular. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 62-98, jan./abr. 2016. PREDIGER, Juliane; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, n. 4, 2009. QUARTO de Ames. Mestrado em Ensino de Artes Visuais 2012-2013. [S.l.], 2012. Disponı́vel em: < http://meav2012-2013.blogspot.com/2012/12/quarto-de-ames.html?view=magazine>. Acesso em: 05 abril 2024. REBELLO, Ana Paula et al. O periscópio nas aulas de matemática. In: BORGES, Regina Maria; LIMA, Valderez Marina; IMHOFF, Ana Lúcia (Org.). Contribuições de um museu interativo: à educação em ciências e matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 111-117. ROCHA, Jamile Ceci; GOUVEIA JÚNIOR, Josaphat Ricardo. Geometria e as ilusões: uma proposta interdisciplinar sobre o conceito de poliedros e suas relações. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2024. ROQUE, Tatiana. História da matemática: uma visão crı́tica, desfazendo mitos e lendas. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. SEMMER, Simone; SILVA, Sani; NEVES, Marcos Cesar. Anamorfose no Ensino de Geometria. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, 2013. SEVERO, Daniela; VIALI, Lori; ROCHA FILHO, João. O estudo da Geometria Plana e Espacial a partir da construção de um caleidoscópio. In: BORGES, Regina Maria; LIMA, Valderez Marina; IMHOFF, Ana Lúcia (Org.). Contribuições de um museu interativo: à educação em ciências e matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 71-76. SILVA, Fábio. Geometria, Arte & Escher: uma experiência na educação básica. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Recife, 2024. SILVEIRA, Astrigilda. O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Geometria. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 7, n. 1, 2018. TOMAZ, Vanessa; DAVID, Maria Manuela (2008). Os temas transversais e o fazer pedagógico na escola. In: ___. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 13-26. (Coleção Tendências em Educação Matemática) TRINDADE, António. A concepção de uma Anamorfose, do séc. XVI ao séc. XX. requisitos, técnicas e uma demonstração prática. In: MARQUES, António (coord.) As idades do desenho. Lisboa : Universidade de Lisboa, 2015. p. 85 - 102. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. Rosa. Artmed, 1998.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile Ceci. Dissertacao.pdfDissertação Profmat10,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.