https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43526| metadata.dc.type: | Dissertação |
| Título : | Geometria e as ilusões: uma proposta interdisciplinar nas aulas de matemática. |
| Otros títulos : | Geometry and illusions: an interdisciplinary approach in mathematics classes. |
| metadata.dc.creator: | Rocha, Jamile Ceci dos Santos |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Gonzalez-Marin, Juan Andres |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Gonzalez-Marin, Juan Andres |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Mello, Vinícius Moreira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Yartey, Joseph Nee Anyah |
| metadata.dc.description.resumo: | No contexto escolar, para estimular o interesse dos estudantes pelos conhecimentos matemáticos, muitos professores revisitam o planejamento pedagógico e a prática docente, diversificam as metodologias de ensino e propõem sequências didáticas interdisciplinares. O objetivo desse trabalho, portanto, é apresentar uma sequência didática sobre as transformações geométricas por meio da experimentação e construção de modelos de ilusão com um grupo de alunos da 1ª Série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual. A pesquisa é qualitativa com base nos aspectos teóricos sobre sequência didática desenvolvidos por Antoni Zabala (1998). As atividades ordenadas são divididas em três blocos independentes com base na ilusão visual proposta, a saber, Sala de Ames, Padrões moiré e Anamorfose cilı́ndrica, abordando, respectivamente, os conceitos de homotetia, translação e rotação de figuras geométricas. Os aspectos metodológicos incluem a elaboração de um plano de aula e a aplicação de um questionário pós-aulas. Utiliza-se a técnica Análise de Conteúdo para verificar os interesses ou resistências dos estudantes em relação às metodologias propostas, como experimentações, materiais concretos, tecnologias digitais e interdisciplinaridade. Como resultados, a construção dos modelos de ilusão por meio dos softwares GeoGebra e Anamorph Me!, além de materiais recicláveis. E valida-se a sequência didática com base nos aspectos teóricos, na aplicação, nos registros das atividades e na avaliação dos estudantes. |
| Resumen : | In the school context, in order to foster students’ interest in mathematical knowledge, many teachers revisit pedagogical planning and teaching practices, diversify instructional methodologies, and propose interdisciplinary didactic sequences. The objective of this study, therefore, is to present a didactic sequence on geometric transformations through experimentation and the construction of illusion models with a group of first-year high school students from the State Public School System. This is a qualitative research study based on the theoretical principles of didactic sequences as proposed by Antoni Zabala (1998). The structured activities are divided into three independent modules, each based on a proposed visual illusion—namely, the Ames Room, Moiré Patterns, and Cylindrical Anamorphosis—addressing, respectively, the concepts of homothety, translation, and rotation of geometric figures. Methodological aspects include the development of a lesson plan and the administration of a post-lesson questionnaire. The Content Analysis technique is used to identify students’ interests or resistance regarding the proposed methodologies, such as experimentation, use of concrete materials, digital technologies, and interdisciplinarity. As results, illusion models were constructed using GeoGebra and Anamorph Me! software, as well as recyclable materials. The didactic sequence is validated based on theoretical foundations, implementation in practice, records of student activities, and student assessments. |
| Palabras clave : | Transformações geométricas Sala de Ames Padrões moiré Anamorfose cilı́ndrica |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Matemática |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
| Citación : | ROCHA, Jamile Ceci dos Santos. Geometria e as Ilusões: uma proposta interdisciplinar nas aulas de matemática. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025. |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43526 |
| Fecha de publicación : | 27-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGMAT) |
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jamile Ceci. Dissertacao.pdf | Dissertação Profmat | 10,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.