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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43481
Tipo: Dissertação
Título: Do sertão ao jogo de interpretação de papéis: redescobrindo auto da compadecida por meio do lúdico
Título(s) alternativo(s): From the sertão to role-playing game: rediscovering auto da compadecida through playfulness
Autor(es): Lulio, Adriano
Primeiro Orientador: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sandra Carneiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Liane Castro de
metadata.dc.contributor.referee3: Campinho, Rosemary Lapa de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Soares, Leila da Franca
Resumo: Esta pesquisa investiga o potencial dos jogos de interpretação de papéis (RPGs) como recurso educativo lúdico para fomentar o interesse dos estudantes pela leitura literária. Para isso, fundamenta-se teoricamente nas referências de Huizinga, Caillois, Kishimoto, Luckesi, Fortuna, Sales e Zimerman para a compreensão do jogo na educação, em Zagal e Deterding para os estudos sobre RPG e game design, em Candido e Jouve para a abordagem da literatura e experiência de leitura, e em Bardin para a metodologia de análise de conteúdo. O estudo é conduzido por meio de pesquisa qualitativa e de intervenção pedagógica com quinze estudantes do 4º ano do curso Técnico em Informática para a Internet, integrado ao Ensino Médio, do IFES – Campus Colatina. Os participantes são organizados em dois grupos: o Grupo Mandacaru, composto por dez estudantes que participam ativamente da criação colaborativa de um RPG de mesa baseado em Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e o Grupo Cangaço, formado por cinco estudantes que realizam o playtest do protótipo desenvolvido. O processo é estruturado em sete etapas: apresentação do projeto e obtenção do consentimento dos participantes, oficina introdutória de RPG, leitura dramatizada da obra literária, experimentação com mecânicas de jogo, desenvolvimento colaborativo do protótipo, aplicação do playtest com produção de feedback, e adaptações finais baseadas nas sugestões dos participantes. A metodologia combina elementos da pesquisa-ação com práticas específicas do campo educacional, utilizando observação participante, roda de conversa e questionários via Google Formulários para produção de dados. Como proposta de intervenção, desenvolve-se um Produto Técnico-Tecnológico denominado "Mandacaru & Cangaço", um jogo de RPG de mesa que propõe uma abordagem lúdica e colaborativa para incentivar a leitura literária por meio da interpretação de papéis, da resolução de conflitos narrativos e da construção coletiva de sentidos. Os resultados indicam que a experiência lúdica proporciona maior envolvimento dos participantes com a obra literária, estimula o interesse pela leitura e promove uma compreensão mais profunda dos personagens, temas e contextos da narrativa de Suassuna. A pesquisa contribui para o campo da educação literária ao demonstrar como a integração entre jogo e literatura pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, respeitando a natureza lúdica dos jogos sem instrumentalizá-los excessivamente.
Abstract: This research investigates the potential of role-playing games (RPGs) as a playful educational resource to foster students' interest in literary reading, theoretically grounded in Huizinga, Caillois, Kishimoto, Luckesi, Fortuna, Sales and Zimerman for understanding games in education, in Zagal and Deterding for RPG and game design studies, in Candido and Jouve for literature and reading experience approaches, and in Bardin for content analysis methodology. The study is conducted through qualitative research and pedagogical intervention with fifteen students from the 4th year of the Technical Course in Internet Computing, integrated with High School, at IFES – Colatina campus. Participants are organized into two groups: the Mandacaru Group, composed of ten students who actively participate in the collaborative creation of a tabletop RPG based on Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, and the Cangaço Group, formed by five students who conduct the playtest of the developed prototype. The process is structured in seven stages: project presentation and participant consent, introductory RPG workshop, dramatized reading of the literary work, experimentation with game mechanics, collaborative prototype development, playtest application with feedback collection, and final adaptations based on participant suggestions. The methodology combines action research elements with specific educational field practices, using participant observation, conversation circles and Google Forms questionnaires for data collection. As an intervention proposal, a Technical-Technological Product called "Mandacaru & Cangaço" is developed, a tabletop RPG game that proposes a playful and collaborative approach to encourage literary reading through role-playing, narrative conflict resolution, and collective meaning-making. Results indicate that the playful experience provides greater student engagement with the literary work, stimulates interest in reading and promotes deeper understanding of characters, themes and contexts of Suassuna's narrative. The research contributes to the field of literary education by demonstrating how the integration between games and literature can make the teaching-learning process more meaningful and enjoyable, respecting the playful nature of games without over-instrumentalizing them.
Palavras-chave: Role-playing
Educação literária
Leitura
Ensino médio
Jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43481
Data do documento: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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