https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43442| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Traços do invisível: xilografia, arte urbana e tridimencionalidades |
| Título(s) alternativo(s): | Traces of the Invisible – Woodcut, Urban Art, and Three-Dimensionalities |
| Autor(es): | Brandão, Timóteo Lucas Lopes |
| Primeiro Orientador: | Junior, Edgard de Mesquita Oliva |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Roaleno Ribeiro Amancio |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, George Mascarenhas de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Junior, Edgard Mesquita de Oliva |
| Resumo: | O desenvolvimento desta pesquisa em artes visuais constitui-se em meios e métodos ao processo de criação de xilografia, através de colagens e esculturas. Essas inovações se conectam de maneira significativa com a fotografia e a arte pública. Fazendo uso de uma linguagem poética que se concentra no processo de elaboração para as obras aqui destacadas explorando diversas representações de elementos da natureza e da expressividade humana, que vão desde a elaboração de placas de madeira de grandes dimensões às gravuras que cabem na palma da mão. Essas placas, por sua vez, se entrelaçam com outros aspectos da pesquisa em artes, especialmente em gravura. Dessa maneira, os sujeitos e suas expressividades no contexto das imagens gravadas se relacionam com a paisagem urbana e as personagens da cidade de Salvador. Assim, as obras em processo têm como objetivo caracterizar e destacar tanto feições de pessoas anônimas e personagens que revelam suas histórias através de crônicas poéticas em impressões que se tornam parte da paisagem local, quanto objetos tridimensionais e elementos da natureza. |
| Abstract: | The development of this research in visual arts consists of means and methods in the process of creating woodcuts, through collages and sculptures. These innovations are significantly connected to photography and public art. Using a poetic language that focuses on the process of elaboration for the highlighted works here, exploring various representations of elements of nature and human expressiveness, ranging from the creation of large wooden plates to engravings that fit in the palm of the hand. These plates, in turn, intertwine with other aspects of arts research, especially in printmaking. In this way, the subjects and their expressiveness within the context of the engraved images relate to the urban landscape and the characters of the city of Salvador. Thus, the works in progress aim to characterize and highlight features of both anonymous individuals and characters who reveal their stories through poetic chronicles in prints that become part of the local landscape, as well as three-dimensional objects and elements of nature. |
| Palavras-chave: | Gravura fotografia Arte urbana Arte e sociedade Cidade Fotografia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43442 |
| Data do documento: | 9-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TIMOTEO LUCAS LOPES BRANDAO.pdf | 46,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.