| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Brandão, Timóteo Lucas Lopes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T19:14:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-10T19:14:18Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43442 | - |
| dc.description.abstract | The development of this research in visual arts consists of means and methods in the process
of creating woodcuts, through collages and sculptures. These innovations are significantly
connected to photography and public art. Using a poetic language that focuses on the process
of elaboration for the highlighted works here, exploring various representations of elements
of nature and human expressiveness, ranging from the creation of large wooden plates to
engravings that fit in the palm of the hand. These plates, in turn, intertwine with other aspects
of arts research, especially in printmaking. In this way, the subjects and their expressiveness
within the context of the engraved images relate to the urban landscape and the characters of
the city of Salvador. Thus, the works in progress aim to characterize and highlight features of
both anonymous individuals and characters who reveal their stories through poetic chronicles
in prints that become part of the local landscape, as well as three-dimensional objects and
elements of nature. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gravura fotografia | pt_BR |
| dc.subject | Arte urbana | pt_BR |
| dc.subject | Arte e sociedade | pt_BR |
| dc.subject | Cidade | pt_BR |
| dc.subject | Fotografia | pt_BR |
| dc.subject.other | Printmaking | pt_BR |
| dc.subject.other | Urban art | pt_BR |
| dc.subject.other | Art and society | pt_BR |
| dc.subject.other | City | pt_BR |
| dc.subject.other | Photography | pt_BR |
| dc.title | Traços do invisível: xilografia, arte urbana e tridimencionalidades | pt_BR |
| dc.title.alternative | Traces of the Invisible – Woodcut, Urban Art, and Three-Dimensionalities | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Junior, Edgard de Mesquita Oliva | - |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Roaleno Ribeiro Amancio | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, George Mascarenhas de | - |
| dc.contributor.referee3 | Junior, Edgard Mesquita de Oliva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4967793808037807 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O desenvolvimento desta pesquisa em artes visuais constitui-se em meios e métodos ao
processo de criação de xilografia, através de colagens e esculturas. Essas inovações se
conectam de maneira significativa com a fotografia e a arte pública. Fazendo uso de uma
linguagem poética que se concentra no processo de elaboração para as obras aqui destacadas
explorando diversas representações de elementos da natureza e da expressividade humana,
que vão desde a elaboração de placas de madeira de grandes dimensões às gravuras que
cabem na palma da mão. Essas placas, por sua vez, se entrelaçam com outros aspectos da
pesquisa em artes, especialmente em gravura. Dessa maneira, os sujeitos e suas
expressividades no contexto das imagens gravadas se relacionam com a paisagem urbana e as
personagens da cidade de Salvador. Assim, as obras em processo têm como objetivo
caracterizar e destacar tanto feições de pessoas anônimas e personagens que revelam suas
histórias através de crônicas poéticas em impressões que se tornam parte da paisagem local,
quanto objetos tridimensionais e elementos da natureza. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|