Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43429
Tipo: Dissertação
Título: Concepções de vida entre professores e suas implicações para o diálogo intercultural no ensino de Biologia
Título(s) alternativo(s): Conceptions of Life Among Teachers and Their Implications for Intercultural Dialogue in Biology Teaching
Autor(es): Cerqueira, João Pedro Lima
Primeiro Orientador: Santos, Geilsa Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cuellar, Norma Constanza Castaño
metadata.dc.contributor.referee1: Jimenez, Gonzalo Peñaloza
metadata.dc.contributor.referee2: Cuellar, Norma Constanza Castaño
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosiléia Oliveira de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central analisar as concepções de vida dos professores e suas influências para o ensino de biologia, de maneira sensível ao diálogo intercultural. Neste trabalho adota-se o formato Multipaper, no qual cada investigação resultou em um artigo, totalizando dois artigos. O primeiro visou apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de revisão sistemática de literatura, tendo por objetivo interpretar as evidências acadêmicas da área de ensino de ciências que discutam as concepções de vida dos professores da área bem como sua consequente relação com o diálogo intercultural entre os saberes científicos e prévios dos estudantes. Após a realização da pesquisa bibliográfica em bases de dados on-line e em anais de eventos científicos, o estudo qualitativo sintetizou a análise dos achados embasando-se no desenho metodológico proposto por Bardin. Apesar do baixo número de obras encontradas na área, foi possível categorizar as seguintes concepções de vida encontradas na literatura: (1) a impossibilidade de definir vida; (2) vida como lista de propriedades; (3) vida como presença de substância específica; (4) vida e autopoiese; (5) vida e biossemiótica/interpretação de signos; (6) vida como populações autônomas e evolutivamente organizadas; (7) vida como criação divina; e (8) vida como seleção de replicadores. O segundo artigo relata uma pesquisa qualitativa de abordagem empírica que teve como objetivo explorar as concepções de vida de professores do Ensino Médio e suas influências na práxis do ensino de biologia. Nesse contexto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um professor da rede estadual de ensino do município de Santa Bárbara, com o intuito de compreender suas concepções de vida e como elas se relacionam com o diálogo intercultural em sua prática docente. A análise de conteúdo, também embasada em Bardin, permitiu identificar as seguintes categorias: (1) vida como capacidade de reprodução/seleção de replicadores; (2) vida como definição ou garantia constitucional; (3) vida como atividade metabólica; (4) vida como existência humana; e (5) vida como criação divina. Conclui-se que há poucos trabalhos na literatura que discutam a temática proposta, e que os professores possuem concepções próprias de vida, influenciadas por fatores como o momento histórico, correntes filosóficas, princípios éticos e morais, além dos conhecimentos acadêmicos que os constituem. Ademais, compreende-se que o diálogo intercultural é uma abordagem fundamental para promover um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com significados contextuais, capaz de contribuir para a emancipação cidadã dos estudantes e para suas tomadas de decisão.
Abstract: The central objective of this dissertation is to analyze teachers' life conceptions and their influence on biology teaching, in a manner sensitive to intercultural dialogue. This work adopts the Multipaper format, in which each investigation resulted in an article, totaling two articles. The first aimed to present the results of a qualitative systematic literature review, aiming to interpret academic evidence in the field of science education that discusses teachers' life conceptions in this field, as well as their consequent relationship with the intercultural dialogue between students' scientific and prior knowledge. After conducting bibliographic research in online databases and in the proceedings of scientific conferences, the qualitative study synthesized the analysis of the findings based on the methodological design proposed by Bardin. Despite the small number of works found in the field, it was possible to categorize the following conceptions of life found in the literature: (1) the impossibility of defining life; (2) life as a list of properties; (3) life as the presence of a specific substance; (4) life and autopoiesis; (5) life and biosemiotics/sign interpretation; (6) life as autonomous and evolutionarily organized populations; (7) life as divine creation; and (8) life as replicator selection. The second article reports on a qualitative, empirical study that aimed to explore high school teachers' conceptions of life and their influence on biology teaching. In this context, a semi-structured interview was conducted with a teacher from the state school system in the municipality of Santa Bárbara to understand his conceptions of life and how they relate to intercultural dialogue in his teaching practice. Content analysis, also based on Bardin, allowed us to identify the following categories: (1) life as the capacity for reproduction/replicator selection; (2) life as a constitutional definition or guarantee; (3) life as metabolic activity; (4) life as human existence; and (5) life as divine creation. The conclusion is that few works in the literature discuss the proposed theme, and that teachers have their own conceptions of life, influenced by factors such as the historical moment, philosophical currents, ethical and moral principles, and their academic knowledge. Furthermore, it is understood that intercultural dialogue is a fundamental approach to promoting a contextualized teaching and learning process with contextual meanings, capable of contributing to students' civic empowerment and decision-making.
Palavras-chave: concepção de vida
diálogo intercultural
ensino de biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43429
Data do documento: 29-Ago-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAO__DO_MESTRADO_-_JOO_PEDRO__LIMA_CERQUEIRA_-_PPGEFHC_-_VERSO_APROVAD (1).pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.