Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43426
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo e materialidade como recurso pedagógico para a construção de experiências cênicas com pessoas neurodivergentes
Autor(es): de Jesus Bezerra, Kaila Janaina
Primeiro Orientador: Sampaio Oliveira, Rosa Adelina
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio Oliveira, Rosa Adelina
metadata.dc.contributor.referee2: Gotelip de Souza Corrêa, Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Salume Mendonça, Celida
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação teórico-prática desenvolvida nos componentes curriculares TEAB28 – Laboratório de Práticas Pedagógicas IV e TEAB35 – Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa é voltada para a construção de um ensino de teatro acessível a pessoas neurodivergentes, partindo do jogo e das materialidades como estímulo para as experiências cênicas. Inicialmente, propõe-se uma contextualização das lutas políticas das pessoas com deficiência, seguida da conceituação de neurodivergência, com base nos estudos de Débora Diniz (2007), Tiago Abreu (2022) e nas reflexões sobre capacitismo de Anahí de Mello (2016) e Victor Di Marco (2020). Em seguida, são apresentados princípios para um ensino de teatro acessível, a partir das contribuições de Rosa Adelina Oliveira (2023) e Patrícia Ragazzon (2022), articulados a reflexões sobre a atividade de extensão realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Salvador – BA, por meio do Laboratório de Práticas Pedagógicas IV. Com base na experiência prática do Estágio Supervisionado III, o texto discute os fundamentos do jogo dramático e do jogo teatral segundo Maria Lúcia Pupo (2010), bem como suas relações com o jogador, conforme Jean-Pierre Ryngaert (2009). Também são incorporadas as investigações sobre materialidades cênicas desenvolvidas por Célida Mendonça (2010). Por fim, analisa-se os principais desafios enfrentados e os desdobramentos pedagógicos resultantes da prática desenvolvida.
Abstract: This article aims to present a theoretical-practical investigation developed within the curricular components TEAB28 – Laboratory of Pedagogical Practices IV and TEAB35 – Supervised Internship III, part of the Theater Licentiate program at the Federal University of Bahia. The research focuses on building a theater education that is accessible to neurodivergent individuals, using play and materiality as stimuli for theatrical experiences. The article begins with a contextualization of the political struggles of people with disabilities, followed by the conceptualization of neurodivergence, based on the works of Débora Diniz (2007), Tiago Abreu (2022), and reflections on ableism by Anahí de Mello (2016) and Victor Di Marco (2020). Next, it presents principles for accessible theater education, drawing on the contributions of Rosa Adelina Oliveira (2023) and Patrícia Ragazzon (2022), and connects these ideas with reflections on an outreach activity carried out at the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in Salvador, Bahia, through the Laboratory of Pedagogical Practices IV. Based on the practical experience of Supervised Internship III, the text discusses the foundations of dramatic and theatrical play according to Maria Lúcia Pupo (2010), as well as their relationship with the player, following Jean-Pierre Ryngaert (2009). It also incorporates investigations into scenic materialities developed by Célida Mendonça (2010). Finally, the article analyzes the main challenges faced and the pedagogical outcomes resulting from the developed practice.
Palavras-chave: Ensino de teatro
Pessoas neurodivergentes
Jogo
Materialidades
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43426
Data do documento: 23-Jul-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Kaila Janaina.pdfTCC de Kaila Janaina518,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.