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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorde Jesus Bezerra, Kaila Janaina-
dc.date.accessioned2025-11-07T12:18:13Z-
dc.date.available2025-11-07T12:18:13Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43426-
dc.description.abstractThis article aims to present a theoretical-practical investigation developed within the curricular components TEAB28 – Laboratory of Pedagogical Practices IV and TEAB35 – Supervised Internship III, part of the Theater Licentiate program at the Federal University of Bahia. The research focuses on building a theater education that is accessible to neurodivergent individuals, using play and materiality as stimuli for theatrical experiences. The article begins with a contextualization of the political struggles of people with disabilities, followed by the conceptualization of neurodivergence, based on the works of Débora Diniz (2007), Tiago Abreu (2022), and reflections on ableism by Anahí de Mello (2016) and Victor Di Marco (2020). Next, it presents principles for accessible theater education, drawing on the contributions of Rosa Adelina Oliveira (2023) and Patrícia Ragazzon (2022), and connects these ideas with reflections on an outreach activity carried out at the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in Salvador, Bahia, through the Laboratory of Pedagogical Practices IV. Based on the practical experience of Supervised Internship III, the text discusses the foundations of dramatic and theatrical play according to Maria Lúcia Pupo (2010), as well as their relationship with the player, following Jean-Pierre Ryngaert (2009). It also incorporates investigations into scenic materialities developed by Célida Mendonça (2010). Finally, the article analyzes the main challenges faced and the pedagogical outcomes resulting from the developed practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de teatropt_BR
dc.subjectPessoas neurodivergentespt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectMaterialidadespt_BR
dc.subject.otherTheater teachingpt_BR
dc.subject.otherneurodivergent individualspt_BR
dc.subject.otherPlaypt_BR
dc.subject.othermaterialitypt_BR
dc.titleJogo e materialidade como recurso pedagógico para a construção de experiências cênicas com pessoas neurodivergentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio Oliveira, Rosa Adelina-
dc.contributor.referee1Sampaio Oliveira, Rosa Adelina-
dc.contributor.referee2Gotelip de Souza Corrêa, Paula-
dc.contributor.referee3Salume Mendonça, Celida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308851281176005pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma investigação teórico-prática desenvolvida nos componentes curriculares TEAB28 – Laboratório de Práticas Pedagógicas IV e TEAB35 – Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa é voltada para a construção de um ensino de teatro acessível a pessoas neurodivergentes, partindo do jogo e das materialidades como estímulo para as experiências cênicas. Inicialmente, propõe-se uma contextualização das lutas políticas das pessoas com deficiência, seguida da conceituação de neurodivergência, com base nos estudos de Débora Diniz (2007), Tiago Abreu (2022) e nas reflexões sobre capacitismo de Anahí de Mello (2016) e Victor Di Marco (2020). Em seguida, são apresentados princípios para um ensino de teatro acessível, a partir das contribuições de Rosa Adelina Oliveira (2023) e Patrícia Ragazzon (2022), articulados a reflexões sobre a atividade de extensão realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Salvador – BA, por meio do Laboratório de Práticas Pedagógicas IV. Com base na experiência prática do Estágio Supervisionado III, o texto discute os fundamentos do jogo dramático e do jogo teatral segundo Maria Lúcia Pupo (2010), bem como suas relações com o jogador, conforme Jean-Pierre Ryngaert (2009). Também são incorporadas as investigações sobre materialidades cênicas desenvolvidas por Célida Mendonça (2010). Por fim, analisa-se os principais desafios enfrentados e os desdobramentos pedagógicos resultantes da prática desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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