Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43425
Tipo: Dissertação
Título: Potencialidades e limites do diálogo intercultural no ensino de ciências em uma comunidade quilombola da Bahia
Autor(es): Almeida, Estéfani Marcelo
Primeiro Orientador: Santos, Geilsa Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Uilian dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Geilsa Costa
Resumo: Este trabalho investiga as potencialidades e os limites do diálogo entre os saberes tradicionais quilombolas e o conhecimento científico no ensino de Ciências, tendo a interculturalidade como eixo orientador das práticas pedagógicas. Desenvolvido no formato multipaper, o estudo é composto por dois artigos interligados. No primeiro artigo-capítulo, objetivou-se identificar a existência de trabalhos publicados que adotem concepções interculturalistas e suas contribuições para um ensino de Ciências sensível à diversidade cultural e às especificidades da educação escolar quilombola. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi realizada na plataforma Google Acadêmico, contemplando publicações entre 2020 e 2024, e resultou na seleção de oito estudos que abordam essa temática. Os resultados indicam que a produção acadêmica específica sobre o tema ainda é incipiente, evidenciando a necessidade de investigações mais contextualizadas e voltadas às realidades quilombolas. No segundo artigo-capítulo, realizou-se a análise da aplicação de uma sequência didática pautada na interculturalidade como estratégia pedagógica para aproximar os saberes científicos dos conhecimentos tradicionais quilombolas no ensino de Ciências. A pesquisa, de natureza qualitativa e interventiva, baseou-se na aplicação de uma sequência didática adaptada de Almeida et al. (2024), com foco no estudo das cadeias alimentares. Os resultados demonstraram que a proposta contribuiu para a valorização dos saberes locais e para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes, ao mesmo tempo em que revelou desafios, como a dificuldade de articular conceitos científicos mais complexos e a necessidade de uma formação docente voltada à mediação intercultural. Fundamentado nos pressupostos do construtivismo contextual, do pluralismo epistemológico e do interacionismo simbólico, o estudo conclui que a inserção de práticas pedagógicas interculturais é essencial para a construção de uma educação equitativa, crítica e significativa, capaz de romper com paradigmas eurocêntricos e acolher a diversidade epistemológica presente nas comunidades quilombolas.
Abstract: This study investigates the potentialities and limitations of the dialogue between traditional quilombola knowledge and scientific knowledge in Science education, with interculturality as the guiding axis of pedagogical practices. Developed in a multipaper format, the research is composed of two interconnected articles. The first article-chapter aimed to identify existing publications that adopt interculturalist conceptions and their contributions to a Science education sensitive to cultural diversity and to the specificities of quilombola schooling. This qualitative and exploratory study was conducted using the Google Scholar platform, covering publications from 2020 to 2024, and resulted in the selection of eight studies addressing the topic. The findings indicate that academic production in this field is still incipient, highlighting the need for more contextualized research focused on quilombola realities. The second article-chapter analyzed the implementation of a didactic sequence grounded in interculturality as a pedagogical strategy to bring scientific knowledge closer to traditional quilombola knowledge in Science education. This qualitative and interventionist research was based on the application of a didactic sequence adapted from Almeida et al. (2024), focusing on food chains. The results showed that the proposal contributed to the valorization of local knowledge and the strengthening of students’ cultural identity, while also revealing challenges, such as difficulties in articulating more complex scientific concepts and the need for teacher education aimed at intercultural mediation. Grounded in the principles of contextual constructivism, epistemological pluralism, and symbolic interactionism, the study concludes that the incorporation of intercultural pedagogical practices is essential to building an equitable, critical, and meaningful education, capable of breaking with Eurocentric paradigms and embracing the epistemological diversity present in quilombola communities.
Palavras-chave: Interculturalidade
Saberes tradicionais Quilombolas
Ensino de Ciências
Educação para a diversidade
Pluralismo Epistemológico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43425
Data do documento: 29-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
verso_final_Estefani_Dissertao__assinado.pdf
  Until 2027-07-29
versão final da dissertação4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.