https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43416| Tipo: | Outros |
| Título: | Somos todos diferentes |
| Autor(es): | Fornaciari, Vilma Ana |
| Resumo: | Esta Produção Técnica-Tecnológica (PTT) denominada “Somos todos diferentes” é vinculada a pesquisa “A inclusão no IFES Linhares: para além da sala de aula” do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia, e foi elaborada com base nos resultados dos dados coletados durante a pesquisa. O objetivo da construção desta PTT é colaborar para que a informação sobre educação inclusiva alcance os técnicos administrativos e profissionais terceirizados da instituição na qual a pesquisa foi realizada. Ainda que as funções desses trabalhadores não estejam diretamente atreladas ao processo ensino/aprendizagem, a importância das atividades desenvolvidas por eles e a presença dentro do espaço escolar não pode ser ignorada, e envolvê-los em temas tão pertinentes é essencial para que todos os ambientes da escola atuem na perspectiva inclusiva. Portanto, visando que a informação não chegue de forma que possa causar exaustão e desinteresse, optou-se pelo desenvolvimento de um material informativo no formato de história em quadrinhos, por seu dinamismo e objetividade, em que o texto e a imagem se relacionam e se complementam, proporcionando ao leitor conhecimento e também um momento de descontração. Espera-se com essa PTT contribuir para que os técnicos administrativos e profissionais terceirizados do IFES Linhares ampliem seus conhecimentos referentes a educação inclusiva, auxiliando-os em sua atuação na escola e na sociedade. |
| Abstract: | This Technical-Technological Production (TTP) called “We are all different” is part of the research “Inclusion at IFES Linhares: beyond the classroom” of the Postgraduate Program in Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations of the Faculty of Education - Federal University of Bahia, and was based on the results of the data collected during the research. The aim of building this TTP is to contribute to ensuring that information on inclusive education is provided to administrative staff and outsourced professionals at the institution where the research was conducted. Even though the duties of these workers are not directly connected to the teaching/learning process, the importance of the activities they develop and their presence within the school environment cannot be ignored, and involving them in such pertinent issues is essential if all school environments are to operate from an inclusive perspective. Therefore, in order to ensure that the information doesn't become exhausting and uninteresting, we decided to develop informative material in a cartoon format, due to its dynamism and objectivity, where text and image are related and complement each other, providing the reader with knowledge and also a moment of enjoyment. It is expected that this TTP will help administrative technicians and outsourced professionals at IFES Linhares to improve their knowledge of inclusive education, helping them in their work at school and in society. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Material informativo História em quadrinhos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43416 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Vilma Fornaciari. Produção Técnica-Tecnológica. Mestrado.pdf | Produção Técnica-Tecnológica | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.