https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43402| metadata.dc.type: | Outros |
| Title: | Cotas sem mistério: guia interativo para facilitar o acesso ao IFES – Campus Nova Venécia |
| Other Titles: | Quotas made simple: an interactive guide to facilitate access to IFES – Nova Venécia Campus |
| metadata.dc.creator: | Porcino, Gilmar de Faria |
| metadata.dc.description.resumo: | A Produção Técnico-Tecnológica (PTT) intitulada “Cotas sem mistério: Guia interativo para facilitar o acesso ao Ifes – Campus Nova Venécia”. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Sua construção foi fundamentada nos dados obtidos por meio de uma pesquisa mais ampla, intitulada A Política de Cotas na Educação Profissional Tecnológica Integrada ao Ensino Médio: Um Estudo de Caso no Ifes Campus Nova Venécia. Que envolveu estudantes matriculados nos cursos técnicos de Edificações e Mineração entre os anos de 2019 e 2024. Esse aprofundamento teórico e empírico revelou que a maior dificuldade enfrentada pelos/as candidatos/as cotistas diz respeito à etapa de comprovação documental, que frequentemente gera dúvidas, insegurança e indeferimentos, configurando-se como o principal entrave no acesso às vagas reservadas. Diante dessa realidade, foi desenvolvido o Projeto de Intervenção (PI) com o objetivo de mitigar esses desafios, por meio da elaboração de um tutorial didático e interativo voltado aos diferentes grupos de cotistas. A proposta inclui a criação de vídeos animados explicativos, segmentados por categorias específicas, que abordam de maneira clara os critérios exigidos em cada modalidade e tipos de cotas. Esses materiais serão acompanhados por cartilhas impressas contendo QR Codes que direcionam os/as candidatos/as à plataforma digital dos vídeos, facilitando o acesso à informação. Em suma, a PTT "Cotas sem mistério: guia interativo para facilitar o acesso ao Ifes – Campus Nova Venécia." é uma resposta direta à necessidade de promover maior equidade e justiça social no acesso à educação. Ao difundir informações essenciais sobre as políticas de ações afirmativas de forma clara, acessível e engajadora, a PTT busca superar as barreiras históricas e invisibilizadas que ainda persistem, garantindo que os princípios da Lei de Cotas se concretizem em um processo seletivo verdadeiramente inclusivo e equitativo para todos/as os futuros/as estudantes do Ifes – Campus Nova Venécia. |
| Abstract: | The Technical-Technological Production (TTP) entitled “Quotas Without Mystery: An Interactive Guide to Facilitate Access to Ifes – Nova Venécia Campus” is linked to the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations at the Faculty of Education of the Federal University of Bahia. Its development was based on data obtained through a broader research project titled “The Quota Policy in Integrated Secondary-Level Technical Education: A Case Study at Ifes Nova Venécia Campus,” which involved students enrolled in the Civil Construction and Mining technical courses between 2019 and 2024. This theoretical and empirical deep dive revealed that the greatest difficulty faced by quota candidates lies in the documentation verification phase, which often generates doubt, insecurity, and denials, constituting the main barrier to accessing reserved slots. In light of this reality, an Intervention Project (IP) was developed to mitigate these challenges through the creation of an educational and interactive tutorial directed at different quota groups. The proposal includes producing explanatory animated videos, segmented by specific categories, that clearly present the criteria required for each quota type and modality. These materials will be accompanied by printed brochures containing QR Codes that direct candidates to the digital platform hosting the videos, facilitating access to information. In essence, the TTP “Quotas Without Mystery: An Interactive Guide to Facilitate Access to Ifes – Nova Venécia Campus” is a direct response to the need to promote greater equity and social justice in education access. By disseminating essential information about affirmative action policies in a clear, accessible, and engaging manner, the TTP aims to overcome the historical and often invisible barriers that still persist, ensuring that the principles of the Quota Law are truly realized in an inclusive and equitable selection process for all prospective students of Ifes – Nova Venécia Campus. |
| Keywords: | Cotas material informativo Vídeos Ensino Médio Ensino médio - Estudo e ensino Política de cotas - Acesso |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43402 |
| Issue Date: | 29-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PTT- Projeto de intervenção-Mestrado-Gilmar-PPGCLIP.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.