Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental
Other Titles: Effects of family structure on the socio-emotional skills of students in elementary schoolts
metadata.dc.creator: Araújo, Sabrina Martins de
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
metadata.dc.description.resumo: De modo geral, a literatura indica uma relação negativa entre viver em famílias não nucleares (sem ambos os pais biológicos) e os resultados infantis. O objetivo deste estudo é verificar se a estrutura familiar monoparental impacta as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro, em 2018. Estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados apontam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão dos alunos. Isto pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir no monitoramento e interação com os filhos, afetando o desenvolvimento de competências da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar.
Abstract: In general, the literature indicates a negative relationship between living in nonnuclear families (without both biological parents) and child outcomes. The aim of this study is to verify whether the single-parent family structure impacts the socio-emotional skills of students in elementary school. The data used were collected through the application of the SENNA instrument to students from the 5th to the 9th grade of the Sobral-CE municipality, in the Northeast of Brazil, in 2018. The average effect of the treatment was estimated using as methods propensity score matching and balancing by entropy. The results show that living in a single-parent family negatively impacts students' self-management. This may be related to the reduced availability of resources and time for these families to invest in monitoring and interacting with their children, affecting the development of selfmanagement competencies, such as organization, focus and responsibility in the school context.
Keywords: Estrutura familiar
Habilidades socioemocionais
Economia da educação
Ensino fundamental - Ceará
Desempenho escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
metadata.dc.publisher.initials: UFRGS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.22456/2176-5456.123838
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARAÚJO, Sabrina Martins de. et al. Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental.pdf537,83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.