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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Effects of family structure on the socio-emotional skills of students in elementary schoolts
Autor(es): Araújo, Sabrina Martins de
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
Resumo: De modo geral, a literatura indica uma relação negativa entre viver em famílias não nucleares (sem ambos os pais biológicos) e os resultados infantis. O objetivo deste estudo é verificar se a estrutura familiar monoparental impacta as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro, em 2018. Estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados apontam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão dos alunos. Isto pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir no monitoramento e interação com os filhos, afetando o desenvolvimento de competências da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar.
Abstract: In general, the literature indicates a negative relationship between living in nonnuclear families (without both biological parents) and child outcomes. The aim of this study is to verify whether the single-parent family structure impacts the socio-emotional skills of students in elementary school. The data used were collected through the application of the SENNA instrument to students from the 5th to the 9th grade of the Sobral-CE municipality, in the Northeast of Brazil, in 2018. The average effect of the treatment was estimated using as methods propensity score matching and balancing by entropy. The results show that living in a single-parent family negatively impacts students' self-management. This may be related to the reduced availability of resources and time for these families to invest in monitoring and interacting with their children, affecting the development of selfmanagement competencies, such as organization, focus and responsibility in the school context.
Palavras-chave: Estrutura familiar
Habilidades socioemocionais
Economia da educação
Ensino fundamental - Ceará
Desempenho escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sigla da Instituição: UFRGS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.22456/2176-5456.123838
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

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