Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Sabrina Martins de-
dc.creatorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.creatorSouza, Wallace Patrick Santos de Farias-
dc.date.accessioned2025-11-04T12:47:41Z-
dc.date.available2025-11-04T12:47:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2176-5456pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43386-
dc.description.abstractIn general, the literature indicates a negative relationship between living in nonnuclear families (without both biological parents) and child outcomes. The aim of this study is to verify whether the single-parent family structure impacts the socio-emotional skills of students in elementary school. The data used were collected through the application of the SENNA instrument to students from the 5th to the 9th grade of the Sobral-CE municipality, in the Northeast of Brazil, in 2018. The average effect of the treatment was estimated using as methods propensity score matching and balancing by entropy. The results show that living in a single-parent family negatively impacts students' self-management. This may be related to the reduced availability of resources and time for these families to invest in monitoring and interacting with their children, affecting the development of selfmanagement competencies, such as organization, focus and responsibility in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.relation42pt_BR
dc.relation.ispartofAnálise Econômicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstrutura familiarpt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Cearápt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.otherFamily structurept_BR
dc.subject.otherSocio-emotional skillspt_BR
dc.subject.otherElementary education - Cearápt_BR
dc.subject.otherEducation economicspt_BR
dc.subject.otherSchool performancept_BR
dc.titleEfeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEffects of family structure on the socio-emotional skills of students in elementary schooltspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRGSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue88pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.identifier.doi10.22456/2176-5456.123838pt_BR
dc.description.resumoDe modo geral, a literatura indica uma relação negativa entre viver em famílias não nucleares (sem ambos os pais biológicos) e os resultados infantis. O objetivo deste estudo é verificar se a estrutura familiar monoparental impacta as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro, em 2018. Estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados apontam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão dos alunos. Isto pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir no monitoramento e interação com os filhos, afetando o desenvolvimento de competências da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Sabrina Martins de. et al. Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental.pdf537,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.