Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012
Título(s) alternativo(s): Quotas and performance at the Federal University of Bahia: an analysis of new students from 2010 to 2012
Autor(es): Santos, Juliana Lago dos
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Silva, Vinicius Felipe da
Cavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento
Resumo: A discussão acerca do impacto das ações afirmativas sobre o desempenho acadêmico dos alunos no ensino superior tem recebido cada vez mais atenção na literatura, principalmente quando considerados os problemas na formação básica de boa parte desses estudantes. O objetivo deste trabalho é verificar se existe diferencial de desempenho acadêmico entre os estudantes da UFBA que ingressaram nos anos 2010, 2011 e 2012, por categoria de ingresso e área de conhecimento. Aplicou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar o impacto de ser cotista sobre o coeficiente de rendimento em comparação aos estudantes não cotistas. Os resultados indicam diferenciais a favor dos estudantes não cotistas em quase todas as áreas de conhecimento.
Abstract: The discussion around the impact of affirmative action on students’ academic performance in higher education has been receiving an increasing amount of attention in the literature, mainly when considering the problems in basic education experienced by a large part of these students. This work aims to assess differences in academic performance between students from UFBA who entered the university in the years 2010, 2011 and. We used the method of OLS to estimate the impact of being included in the quota on the grade point average, in comparison to the non-quota students. The results indicate differences in favor of non-quota students in almost all knowledge areas.
Palavras-chave: Ensino superior
Ações afirmativas
Desempenho acadêmico
Cotas
Economia da educação
Políticas públicas - Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Economia e Relações Internacionais
Sigla da Instituição: UFU/IERI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-10
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Juliana Lago dos. et al. Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia. Uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012.pdf840,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.