Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012
Other Titles: Quotas and performance at the Federal University of Bahia: an analysis of new students from 2010 to 2012
metadata.dc.creator: Santos, Juliana Lago dos
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Silva, Vinicius Felipe da
Cavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A discussão acerca do impacto das ações afirmativas sobre o desempenho acadêmico dos alunos no ensino superior tem recebido cada vez mais atenção na literatura, principalmente quando considerados os problemas na formação básica de boa parte desses estudantes. O objetivo deste trabalho é verificar se existe diferencial de desempenho acadêmico entre os estudantes da UFBA que ingressaram nos anos 2010, 2011 e 2012, por categoria de ingresso e área de conhecimento. Aplicou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar o impacto de ser cotista sobre o coeficiente de rendimento em comparação aos estudantes não cotistas. Os resultados indicam diferenciais a favor dos estudantes não cotistas em quase todas as áreas de conhecimento.
Abstract: The discussion around the impact of affirmative action on students’ academic performance in higher education has been receiving an increasing amount of attention in the literature, mainly when considering the problems in basic education experienced by a large part of these students. This work aims to assess differences in academic performance between students from UFBA who entered the university in the years 2010, 2011 and. We used the method of OLS to estimate the impact of being included in the quota on the grade point average, in comparison to the non-quota students. The results indicate differences in favor of non-quota students in almost all knowledge areas.
Keywords: Ensino superior
Ações afirmativas
Desempenho acadêmico
Cotas
Economia da educação
Políticas públicas - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Economia e Relações Internacionais
metadata.dc.publisher.initials: UFU/IERI
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-10
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Juliana Lago dos. et al. Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia. Uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012.pdf840,91 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.