Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Juliana Lago dos-
dc.creatorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.creatorSilva, Vinicius Felipe da-
dc.creatorCavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-10-06T12:00:07Z-
dc.date.available2025-10-06T12:00:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1983-1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43137-
dc.description.abstractThe discussion around the impact of affirmative action on students’ academic performance in higher education has been receiving an increasing amount of attention in the literature, mainly when considering the problems in basic education experienced by a large part of these students. This work aims to assess differences in academic performance between students from UFBA who entered the university in the years 2010, 2011 and. We used the method of OLS to estimate the impact of being included in the quota on the grade point average, in comparison to the non-quota students. The results indicate differences in favor of non-quota students in almost all knowledge areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia. Instituto de Economia e Relações Internacionaispt_BR
dc.relation31pt_BR
dc.relation.ispartofEconomia Ensaiospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherHigher educationpt_BR
dc.subject.otherAffirmative actionpt_BR
dc.subject.otherAcademic performancept_BR
dc.subject.otherQuotaspt_BR
dc.subject.otherPublic policies - Educationpt_BR
dc.subject.otherEducation economicspt_BR
dc.titleCotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012pt_BR
dc.title.alternativeQuotas and performance at the Federal University of Bahia: an analysis of new students from 2010 to 2012pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFU/IERIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage255pt_BR
dc.citation.epage288pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-10pt_BR
dc.description.resumoA discussão acerca do impacto das ações afirmativas sobre o desempenho acadêmico dos alunos no ensino superior tem recebido cada vez mais atenção na literatura, principalmente quando considerados os problemas na formação básica de boa parte desses estudantes. O objetivo deste trabalho é verificar se existe diferencial de desempenho acadêmico entre os estudantes da UFBA que ingressaram nos anos 2010, 2011 e 2012, por categoria de ingresso e área de conhecimento. Aplicou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar o impacto de ser cotista sobre o coeficiente de rendimento em comparação aos estudantes não cotistas. Os resultados indicam diferenciais a favor dos estudantes não cotistas em quase todas as áreas de conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Juliana Lago dos. et al. Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia. Uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012.pdf840,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.