https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43113| metadata.dc.type: | Tese |
| Título : | Intersaber e interdisciplinaridade: tensões e criações nos bacharelados interdisciplinares na Bahia |
| metadata.dc.creator: | Santos, Genário dos |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Galeffi, Dante Augusto |
| metadata.dc.contributor.advisor2: | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Maia, Hélio José Santos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ruano, Javier Collado |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Pinheiro, Marcus Tulio de Freitas |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Campos, Maria de Fátima Hanaque |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Galeffi, Dante Augusto |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta tese, intitulada “Intersaber e Interdisciplinaridade: tensões e criações nos bacharelados interdisciplinares na Bahia”, resulta de inquietações sobre os modos de produção de conhecimento nos processos formativos de ensino superior. Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a pesquisa investiga como a interdisciplinaridade se apresenta de forma instituída nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e como ela se institui nas práticas formativas vivenciadas por estudantes e docentes. A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e documental, com base na Análise do Discurso. Foram analisados documentos institucionais e aplicados questionários com estudantes e egressos dos BIs do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), articulando referências teóricas e experiências vivenciais dos sujeitos envolvidos e à trajetória formativa e docente do autor. O texto se estrutura em sete seções, antecedidas por prelúdios que revelam a experiência pessoal como parte do processo da construção do saber. As análises percorrem desde os marcos teóricos da interdisciplinaridade até as políticas públicas que fundamentam a criação dos BIs, passando por discussões epistemológicas sobre disciplina, conhecimento e saberes, bem como os tensionamentos e potências emergentes na formação universitária interdisciplinar. Os resultados revelam que, embora a interdisciplinaridade esteja fortemente instituída nos documentos oficiais, suas vivências nos processos formativos apontam para dimensões instituintes que desafiam a lógica disciplinar. É nesse movimento que emerge a concepção de INTERSABER – uma proposta epistemológica, política e existencial que reconhece a indissociabilidade entre saber, corpo, território e existência. O intersaber é apresentado como uma alternativa crítica à noção tradicional de interdisciplinaridade, abrindo espaços para outras formas de conhecer, ser e estar no mundo. |
| Resumen : | This thesis, titled "Intersaber and Interdisciplinarity: Tensions and Creations in Interdisciplinary Bachelor's Degrees in Bahia," arises from concerns about the ways of producing knowledge in higher education training processes. Developed within the Postgraduate Program in Knowledge Dissemination (PPGDC) at the Federal University of Bahia (UFBA), the research investigates how interdisciplinarity is established in the Pedagogical Course Projects (PCPs) of Interdisciplinary Bachelor's Degrees (IBs) and how it is instituted in the formative practices experienced by students and faculty. The methodological approach is qualitative, exploratory, and documentary, based on Discourse Analysis. Institutional documents were analyzed and questionnaires were applied to students and graduates of the BIs at the Institute of Humanities, Arts, and Sciences Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), articulating theoretical references and lived experiences of the subjects involved and the author's formative and teaching trajectory. The text is structured into seven sections, preceded by preludes that reveal personal experience as part of the knowledge construction process. The analyses range from the theoretical frameworks of interdisciplinarity to the public policies that underpin the creation of BIs, passing through epistemological discussions on discipline, knowledge, and know-how, as well as the tensions and emerging potentials in interdisciplinary university education. The results reveal that, although interdisciplinarity is strongly established in official documents, its experiences in formative processes point to instituting dimensions that challenge disciplinary logic. It is in this movement that the conception of INTERSABER emerges – an epistemological, political, and existential proposal that recognizes the inseparability between knowledge, body, territory, and existence. Intersaber is presented as a critical alternative to the traditional notion of interdisciplinarity, opening spaces for other ways of knowing, being, and existing in the world. |
| Palabras clave : | Interdisciplinaridade Ensino Superior Complexidade Integração de Saberes Universidade |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43113 |
| Fecha de publicación : | 3-sep- 1 |
| Aparece en las colecciones: | Tese (PPGDC) |
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE FINAL - 19.09.25.pdf | TESE | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.