https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42827| Tipo: | Tese |
| Título: | Desenvolvimento profissional docente de não-licenciadas(os) de um sertão do IFBA: rastreando possíveis condições de docência em ludicidade |
| Autor(es): | França, Marta de Souza |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Lúcia Gracia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mariana Fernandes dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Araújo, Osmar Hélio Alves |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Teixeira, Cristina Maria D´Ávila |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Anunciato, Rosa Maria Moraes |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os(as) professores(as) não-licenciados(as) que atuam no Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do IFBA Campus SerTão significam seu Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), buscando evidências quanto às possíveis condições de uma docência em ludicidade, inerente à vida profissional. Enquanto objetivos específicos, temos: i) identificar as percepções sobre o DPD, conhecendo trajetórias pessoais-profissionais do tornar-se docente, na condição de professoras(es) não-licenciadas(os); ii) analisar como vem se constituindo a identidade e carreira profissional dessas(es) professoras(es) no âmbito da especificidade da EBTT; (iii) evidenciar condições de docência em ludicidade e sua ancoragem no Desenvolvimento Profissional Docente, partindo da concepção de ludicidade dessas(es) profissionais. O aporte teórico versou sobre Desenvolvimento Profissional Docente – DPD (Marcelo Garcia, 1999; Day, 2001; Ferreira, 2014, 2020a, 2023); Educação Profissional e Tecnológica (Brasil, 2008; Ramos, 2014; Ciavatta, 2014; Frigotto, 2015); Carreira docente EBTT (Pacheco, 2010; Moura, 2017; Machado, 2015); e Ludicidade (Lopes, 2014; 2004; Luckesi, 2005; 2018; D'Ávila, 2014; 2022). O debate da ludicidade no trabalho docente foi desenvolvido em diálogos epistêmicos com o conceito de Experiência, a saber: Experiência Ótima (Csikszenmihalyi, 1999, 2020); Ser de Atenção Consciente (Josso, 2006, 2007), Experiência (Larrosa, 2022) e Inatividade/contemplação (Han, 2023). Tal aproximação orientou na criação do termo Docência em Ludicidade. A pesquisa qualitativa, alicerçou-se em bases fenomenológicas à luz de pressupostos teórico-metodológicos da (Auto)Biografia (Delory-Momberger, 2008), na corrente da História de Vida em formação (Josso, 2004), desenvolvido em tessituras de Pesquisa-formação. As(os) companheiras(os) da pesquisa foram 9 (nove) docentes não-licenciadas(os), que atuam no ensino tecnológico de um dos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA), metaforicamente nomeado de SerTão. A produção de narrativas de si subsidiou-se em dois dispositivos de formação, a saber: Entrevista Interativa (EI) (Ferreira; França, 2023) e Ateliê Biográfico de Projeto (ABP) (Delory-Momberger, 2009). A tese foi produzida em formato multipaper para estruturação das análises. Os resultados revelaram que aspectos pessoais-profissionais influenciaram as(os) professoras(es) no ingresso à docência, que a ausência de formação pedagógica as(os) fizeram recorrerem a modelos de professoras(es) “bem-sucedidas(os)”, que a carreira EBTT promove ambiguidades de sentimentos entre satisfações e desânimos. A constituição da identidade profissional docente, elemento que se destacou no DPD, vem se dando entre pertencimentos, desajustes e inacabamentos diante das especificidades legais da EPT e da carreira EBTT. Sobre as possíveis condições de docência em ludicidade no IFBA, é possível destacar as atividades relacionadas à ação de ensinar, considerando que a arquitetura pluricurricular e as configurações da carreira interferem no prolongamento da experiência/ludicidade. Concluímos, à luz das histórias de vida em formação, que as aproximações proporcionaram partilhas reflexivas, protagonismos e compreensões em torno do tornar-se professor(a), do desenvolvimento da docência na EPT, da crise de identidade docente no IFBA, bem como do fortalecimento da dimensão sensível no ensino tecnológico. Ademais, o fato do DPD e do fenômeno da ludicidade não serem concebidos em dimensões subjetivas, que impactam e podem transformar a vida pessoal-profissional, reforça a tese de que, diante de um corpo docente heterogêneo, a educação profissional e tecnológica desenvolvida no IFBA carece de mais investimentos formativos mais sensíveis, a serem ofertados desde a fase da iniciação na carreira, sem tolher/sufocar as possíveis condições de docência em ludicidade. |
| Abstract: | This research aims to understand how non-licensed teachers working in the Bachelor's Degree in Information Systems (BSI) at IFBA's SerTão Campus perceive their Professional Teaching Development (PTD), seeking evidence of possible conditions for a ludic teaching practice, inherent to professional life. The specific objectives are: i) to identify perceptions about PTD by exploring the personal and professional trajectories of becoming a teacher in the condition of non-licensed educators; ii) to analyze how the identity and professional careers of these educators have been formed within the specificity of the EBTT career (Teaching Career in Basic, Technical, and Technological Education); iii) to highlight conditions for ludic teaching and how it is anchored in Professional Teaching Development, based on these professionals’ conceptions of ludicity. The theoretical framework covers Professional Teaching Development – PTD (Marcelo Garcia, 1999; Day, 2001; Ferreira, 2014, 2020a, 2023); Vocational and Technological Education (Brazil, 2008; Ramos, 2014; Ciavatta, 2014; Frigotto, 2015); EBTT teaching careers (Pacheco, 2010; Moura, 2017; Machado, 2015); and Ludicity (Lopes, 2004, 2014; Luckesi, 2005, 2018; D’Ávila, 2014, 2022). The discussion of ludicity in teaching work was developed through epistemic dialogues with the concept of Experience, including: Optimal Experience (Csikszentmihalyi, 1999, 2020); the Being of Conscious Attention (Josso, 2006, 2007); Experience (Larrosa, 2022); and Inactivity/Contemplation (Han, 2023). These theoretical intersections guided the creation of the term Ludic Teaching. This qualitative research was grounded in phenomenological approaches and theoretical-methodological assumptions of (Auto)Biography (Delory-Momberger, 2008), within the life history approach to teacher education (Josso, 2004), developed through Research-formation processes. The research participants were nine (9) non-licensed teachers working in technological education at one of the campuses of the Federal Institute of Bahia (IFBA), metaphorically referred to as SerTão. The construction of self-narratives was supported by two formative tools: Interactive Interview (EI) (Ferreira; França, 2023) and the Biographical Project Workshop (BPW) (Delory-Momberger, 2009). The thesis was written in a multipaper format to organize the analyses. The results revealed that personal and professional aspects influenced the teachers’ entry into the profession; that the lack of pedagogical training led them to emulate "successful" teacher models; and that the EBTT career provokes conflicting feelings of satisfaction and discouragement. The formation of a professional teaching identity – highlighted as a key aspect of PTD – emerges amid belonging, misalignments, and unfinished processes due to the legal specificities of vocational education and the EBTT career. Regarding the potential for ludic teaching at IFBA, it is possible to highlight activities related to teaching itself, considering that the pluricurricular architecture and career structures impact the continuity of the ludic experience. In conclusion, based on the life stories in formation, the process fostered reflective sharing, protagonism, and deeper understandings of becoming a teacher, the development of teaching in vocational education, the identity crisis among teachers at IFBA, and the strengthening of a more sensitive dimension in technological education. Furthermore, since PTD and the phenomenon of ludicity are not typically conceived as subjective dimensions—which can deeply affect and transform personal and professional lives—this reinforces the thesis that, given the heterogeneity of the teaching staff, vocational and technological education at IFBA requires more sensitive formative investments, starting at the initial stage of a teaching career, without suppressing the possible conditions for ludic teaching. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento Profissional Docente. Professoras(es) não-licenciadas(os) Ensino Tecnológico no IFBA Ludicidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| Citação: | FRANÇA, Marta de Souza. Desenvolvimento Profissional Docente de nãolicenciadas( os) de um SerTão do IFBA: rastreando possíveis condições de docência em ludicidade. 2024. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42827 |
| Data do documento: | 13-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Marta França - Tese.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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