Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42806
Tipo: Tese
Título: Geopoética do currículo: entre delírios, um colombian dream
Autor(es): Zambrano, Angela Camila Ayala
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel Junior, Clívio
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Neurisângela Maurício dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos Junior, Julio Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee4: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee5: Vargas, Maritza Mateus
Resumo: Esta pesquisa explora a geopoética do currículo no âmbito da implementação da Cátedra da Paz na Colômbia, analisando as interseções entre memória, subjetividade e educação no período pós-acordo. Com uma abordagem pós-qualitativa e uma metodologia rizomática, a tese se configura como um texto-mapa que cartografa os deslocamentos, as tensões e os vazamentos que emergem na educação para a paz na Colômbia. Inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2004) e na noção de delírio, esta pesquisa adota o delírio como uma chave interpretativa para pesquisar a transformação dos espaços educacionais por meio da subjetividade e da memória. Nesse sentido, a Cátedra não é entendida como uma política pública fixa, mas como um território em disputa, onde convergem as narrativas oficiais e a resistência pedagógica. O estudo é apresentado em dois movimentos principais, que articulam a pré-narrativa e a narrativa. A pré-narrativa configura-se como a introdução à construção ao texto-mapa-geopoético, onde são apresentados o personagens-chave da pesquisa: Virgílio colombiano, que assume o papel de guia narrativo do percurso metodológico, e Antônia, que condensa o olhar dos leitores, estabelecendo uma relação dialógica entre a memória individual e a coletiva. Aqui é possível abrir o caminho para o Colombian Dream, um espaço simbólico onde a educação para a paz é problematizada e reconfigurada. A narrativa analisa como a Cátedra da paz foi interpretada, adotada e resistida no contexto escolar, destacando as tensões entre as diretrizes do governo e as realidades educativas no mapa geopoético. A pesquisa não apenas descreve a implementação da Cátedra da Paz, mas também abre um espaço para a reflexão sobre os significados da paz na educação colombiana. A tese conclui que a Cátedra da Paz, longe de se consolidar como um dispositivo homogêneo de reconciliação, configura-se como um espaço de tensões, no qual convergem os vestígios do conflito armado, as aspirações dos professores e a constante reconfiguração do currículo com base na memória e na geopoética da educação.
Abstract: This research explores the geopoetics of the curriculum in the context of the implementation of the Chair for Peace in Colombia, analyzing the intersections between memory, subjectivity and education in the post-agreement. With a post-qualitative approach and a rhizomatic methodology, the thesis is configured as a text-map that maps the displacements, tensions and leakages that emerge in peace education in Colombia. Inspired by the postulates of Deleuze and Guattari (2004) and the notion of delirium, this research adopts delirium as an interpretative key to investigate the transformation of educational spaces through subjectivity and memory. In this sense, the chair is not understood as a fixed public policy, but as a disputed territory where official narratives and pedagogical resistances converge. The study is presented in two main movements, which articulate the pre-narrative and the narrative. The pre-narrative is the introduction to the construction of the geo-poetic text-map, where the key characters of the research are presented: Vírgilio Colombiano, who assumes the role of narrative guide of the methodological journey, and Antonia, who condenses the readers' gaze, establishing a dialogic relationship between individual and collective memory. Here it is possible to open the way to the Colombian Dream, a symbolic space where peace education is problematized and reconfigured. The narrative analyzes how the Cátedra de la Paz was interpreted, adopted and resisted in the school context, evidencing the tensions between governmental guidelines and educational realities in the geopoetic map. The research not only describes the implementation of the Cátedra de la Paz, but also opens a space for reflection on the meanings of peace in Colombian education. The thesis concludes that the Cátedra de la Paz, far from consolidating as a homogeneous device of reconciliation, is configured as a space of tensions in which the vestiges of the armed conflict, the aspirations of teachers and the constant reconfiguration of the curriculum from the memory and the geopoetics of education converge.
Palavras-chave: Geopoética
pós-acordo
educação para a paz
pós-qualitativo
cátedra da paz
delírio
rizoma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42806
Data do documento: 27-Mar-2025
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geopoética do currículo entre delírios um colombian dream.pdfTese de Doutorado3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.