https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42804| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Do teatro ao cinema: uma cartografia do processo criativo do filme Inferninho |
| Título(s) alternativo(s): | From theater to cinema: a cartography of the creative process of the film Inferninho |
| Autor(es): | Oliveira, Rafael Martins de |
| Primeiro Orientador: | Marfuz, Luiz César Alves |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Marfuz, Luiz César Alves |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Alcântara, Paulo Henrique Correia |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Teixeira, Francimara Nogueira |
| Resumo: | Esta pesquisa é um mapeamento dos afetos, intensidades, relações e modos de vida que permearam o percurso criativo do longa-metragem cearense Inferninho (2018), de Guto Parente e Pedro Diógenes. No filme – que foi criado a partir de uma aproximação entre artistas de teatro e cinema, uma parceria entre Grupo Bagaceira de Teatro, Marrevolto Filmes e Tardo Filmes – o artista-pesquisador assume as funções de corroteirista e ator (atuando no personagem Coelho). A descrição do processo é feita em primeira pessoa, resultando em uma escrita encarnada, de traços performativos. O aporte teórico privilegia duas esferas: a primeira é composta por artistas de diversas linguagens, acadêmicos ou não, que refletem sobre práticas de criação; a segunda é constituída por pensadores que, direta ou indiretamente, deram sequência ao legado do filósofo holandês Baruch de Espinosa levando em consideração a unidade corpo/mente e a questão dos afetos em campos como epistemologia, crítica social, filosofia, clínica, linguística, dentre outros. Conclui-se que, nesse percurso criativo permeado por mortes e rupturas em diversos níveis, os gestos de criação do artista-pesquisador são frutos de uma força vital, um esforço de sobrevivência, de não sucumbir aos afetos tristes de nossa época. Essa força ficou encarnada no discurso e na poética da obra, fazendo de Inferninho uma experiência ética, estética e política de afirmação da vida. |
| Abstract: | This research is a mapping of the affects, intensities, relationships and ways of life that permeated the creative process of Inferninho, a Brazilian (Ceará) 2018 film directed by Guto Parente and Pedro Diógenes. In the film — which brought together artists from both theatre and cinema by a partnership between the Bagaceira Theatre Group, Marrevolto Films and Tardo Films — the artist-researcher takes both the role of co-screenwriter and actor (as the character Coelho). The description of the process is done in first person, resulting in an embodied and performative writing. The theoretical foundation of this research is composed by artists from diverse points of views, both from inside and outside the Academy, with focus on the creative practice; by researchers that gave sequence to the heritage of the Dutch philosopher Baruch de Spinoza, considering the unity body/ mind and their understanding of “affect” in the fields of epistemology, social critique, philosophy, clinic, linguistics, and others. In sum, this research shows how the creative process is permeated by deaths and ruptures in diverse levels, the creative gestures of the artist-researcher being the outcome of a vital force, a survival effort to not succumb to the pain and sorrow affects or our time. Such effort became embodied in the discourse and in the poetics of the film, making Inferninho a life affirming experience that is at the same time ethic, aesthetic and political. |
| Palavras-chave: | Processo criativo Dramaturgia Teatro de grupo Cartografia Cinema |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42804 |
| Data do documento: | 22-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação final - Rafael Martins de Oliveira.pdf | Dissertação de mestrado. Rafael Martins de Oliveira | 4,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.