Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42786
| metadata.dc.type: | Tese |
| Título : | A educação na Bolsa: as dimensões da privatização da educação pública por plataformas digitais |
| metadata.dc.creator: | Santos, Igor Tairone Ramos dos |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Pretto, Nelson de Luca |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Adrião, Theresa Maria de Freitas |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Karina Moreira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Casanova, Geo Saura |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Evangelista, Rafael de Almeida |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Neves, Bárbara Coelho |
| metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as plataformas digitais medeiam o processo de privatização da educação pública nas escolas municipais da Bahia. Utilizando o materialismo histórico-dialético como método, a investigação envolveu como estratégia de coleta de dados as entrevistas
semiestruturadas e a revisão bibliográfica. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Adrião (2018), Zuboff (2020), Srnicek (2017) e Ball (2018), que problematizam as dinâmicas de controle, vigilância e dependência tecnológica no campo educacional. Como resultados, a pesquisa revelou duas dimensões centrais da privatização da educação por plataformas digitais: a Dimensão da Arquitetura e Vigilância e a Dimensão da Precarização do Trabalho Docente. Na primeira dimensão, identificou-se como as plataformas digitais são estrategicamente projetadas com interfaces "amigáveis" e "intuitivas", facilitando sua rápida adoção nas escolas. Entretanto, esse aparente benefício mascara um processo de dependência tecnológica em relação às grandes empresas. As plataformas estabelecem um ciclo permanente de coleta de dados de alunos, professores e gestores, criando mecanismos sofisticados de monitoramento e controle da infraestrutura educacional. A dimensão da Precarização do Trabalho
Docente evidenciou impactos significativos nas práticas pedagógicas. Contrariamente à promessa de redução da carga de trabalho, as plataformas digitais intensificam a sobrecarga docente, impondo novas metodologias e um sistema de monitoramento constante. A padronização das atividades, alinhada
rigidamente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desconsidera o conhecimento prévio dos professores e cerceia sua autonomia profissional e dificulta a discussão de outras possibilidades de plataformas digitais e sistemas, ampliando o domínio das plataformas de big techs, as quais se apresentam como solução para os problemas em educação, sobretudo em tempos de crise como
a pandemia do coronavírus. Assim, as plataformas digitais, embora apresentadas como ferramentas de modernização educacional, aprofundam a lógica mercadológica na educação pública e sua aparente facilidade de uso oculta um complexo sistema de controle e vigilância que compromete o caráter
público da educação, a autonomia institucional e o direito à privacidade dos utilizadores. Portanto, a privatização da educação por plataformas digitais representa um sintoma da crescente mercantilização da educação pública brasileira, evidenciando tensões entre tecnologia, gestão educacional e trabalho
docente. |
| Resumen : | This research aimed to analyze how digital platforms mediate the privatization process of public education in municipal schools in Bahia, Brazil. Using historicaldialectical materialism as methodology, the investigation employed semistructured interviews and literature review as data collection strategies. The
theoretical Framework was based on authors such as Adrião (2018), Zuboff (2020), Srnicek (2017), and Ball (2018), who problematize the dynamics of control, surveillance, and technological dependency in the educational field. As results, the research revealed two central dimensions: the Architecture and Surveillance Dimension and the Dimension of Teaching Work Precarization. In the first dimension, it was identified how digital platforms are strategically designed with "friendly" and "intuitive" interfaces, facilitating their rapid adoption in schools. However, this apparent benefit masks a process of technological dependence on large companies. The platforms establish a permanent cycle of data collection from students, teachers, and administrators, creating sophisticated mechanisms for monitoring and controlling educational infrastructure. The Dimension of Teaching Work Precarization revealed significant impacts on pedagogical practices. Contrary to the promise of reducing workload, digital platforms intensify teacher overload, imposing new methodologies and a constant monitoring system. The standardization of activities, rigidly aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), disregards teachers' prior knowledge and restricts their professional autonomy and hinders the discussion of other possibilities for digital platforms and systems, expanding the dominance of Big Tech platforms, which present themselves as a solution to problems in education, especially in times of crisis such as the coronavirus pandemic. Thus, digital platforms, although presented as tools for educational modernization, deepen the market logic in public education, and their apparent ease of use hides a complex system of control and surveillance that compromises the public character of education, institutional autonomy, and users' right to privacy. Therefore, the privatization of education through digital platforms represents a symptom of the growing commodification of Brazilian public education, highlighting tensions between technology, educational
management, and teaching work. |
| Palabras clave : | Plataformas digitais; Educação Pública; Privatização; Vigilância; Precarização. |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42786 |
| Fecha de publicación : | 3-abr-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU)
|
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.