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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42698
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação especial inclusiva durante o período pandêmico: um olhar das crianças do ensino fundamental I e seus pais
Título(s) alternativo(s): Inclusive special education during the pandemic: a perspective of elementary school children and their parents
Autor(es): Monção, Isabela Souza Maltez
Primeiro Orientador: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Taiane Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Bárbara Amaral
Resumo: No Brasil, a partir de março de 2020, as escolas precisaram suspender as suas aulas presenciais devido ao isolamento social necessário diante da pandemia da COVID-19. Por meio do decreto nº 10.282 o governo estabeleceu o fechamento das instituições de ensino presencial. Com essa medida provisória e visando dar continuidade à escolarização, muitas escolas aderiram, de forma abrupta, ao formato remoto de aulas, de acordo com as orientações do MEC. Assim, os profissionais da educação, as famílias e os estudantes lidaram com diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, a presente pesquisa buscou analisar os desafios e estratégias que as escolas municipais adotaram no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) do ensino fundamental I diante do distanciamento social e ensino remoto emergencial, na opinião desses estudantes e seus pais. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva na qual foram coletados dados por meio de entrevista semiestruturada de dez crianças e seus responsáveis, sendo duas de cada região do país. As entrevistas foram analisadas a partir da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Constatou-se que o período pandêmico acentuou ainda mais as desigualdades de aprendizagem dos estudantes PAEE, evidenciou a dificuldade com a conectividade da internet durante o ensino remoto, ocorrendo um maior quantitativo de atividades impressas. Por outro lado, observou-se um apoio mais intensivo por parte das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante esse período, além de um bom acolhimento e fortalecimento na parceria família e escola no retorno às aulas presenciais.
Abstract: In Brazil, as of March 2020, schools had to suspend their in-person classes due to the social isolation necessary in the face of the COVID-19 pandemic. Through decree No. 10,282, the government announced the closure of face-to-face educational institutions. With this provisional measure and the evolution of continuity in schooling, many schools abruptly adopted the remote class format, in accordance with MEC guidelines. Thus, education professionals, families and students deal with various challenges in the teaching-learning process. In this scenario, this research sought to analyze the challenges and strategies that municipal schools adopted in the teaching-learning process of PAEE students in elementary school I in the face of social distancing and emergency remote teaching, in the opinion of these students and their parents. To this end, this is a descriptive qualitative research in which data were collected through semi-structured interviews with ten children and their guardians, two from each region of the country. The interviews were verified based on content analysis from Bardin's perspective. It was found that the pandemic period further accentuated the learning inequalities of PAEE students, highlighting the difficulty with internet connectivity during remote teaching, resulting in a greater number of printed activities. On the other hand, more intense support was seen from Specialized Educational Assistance (AEE) teachers during this period, in addition to a good welcome and strengthening of the family-school partnership when returning to face-to-face classes.
Palavras-chave: Educação especial inclusiva
Pandemia
Pais e crianças
Ensino-aprendizagem remoto
Ensino Fundamental I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42698
Data do documento: 10-Fev-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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